Há mais de três meses que não escrevia nada aqui e na sexta quando acordei, certamente não esperava sequer que isso fosse acontecer. Mas sentei-me e comecei a escrever… e o escrever durou dois dias. Não sou pessoa de fazer grandes planos para o ano novo, nem pensar em resoluções. Acredito que as coisas seguem um determinado caminho, e que o que tem de ser, será. Acredito que nós temos o papel de gerir as oportunidades e o que nos acontece da melhor forma possível. No outro dia li alguém dizer que não concordava nada com aquela frase em inglês, que nos diz que crescer é uma armadilha, e para nos mantermos crianças. E eu cá concordo em pleno, até porque sou pouco saudosista dos tempos que passaram, da escola, da infância… e tudo foi de certa forma feliz, acho que não tenho grandes razões para me queixar. Mas sou tão mais feliz agora em adulta, e sei tantas coisas mais sobre mim e sobre os que me rodeiam, que não trocaria isto por nada. Há toda uma serenidade e confiança que cresce em nós à medida que os anos avançam. E se for assim, e pronto… sendo tudo acompanhado por mais umas rugas (todas de expressão, claro!) e uns cabelos de outra cor, que o seja!
2016 foi mais um ano que ficou para trás e entrámos num novo capítulo. E eu, que sou uma entusiasmada pela mudança, adoro tudo isto! Nem é a noite da passagem de ano em si, que a isso ligo pouco, mas é a mudança, é o novo ano, um novo mês e uma contagem com 365 dias novinhos em folha que aí vêm. Sabem aquele cliché de “cada dia é uma nova oportunidade”? Pois, quando passa de Dezembro para Janeiro é isso, mas vezes mil. Mas mesmo não sendo apologista de grandes planos para o futuro, nem saudosista dos dias passados, gosto de olhar para trás e ver como foi o ano que passou. E bolas, foi mesmo um ano bonito e feliz, ao contrário do que aparentemente foi para muitos… por aqui 2016 foi ano com muitos sorrisos!
Lancei-me novamente ao projecto 365 e fotografei todos os dias, aprendi mais sobre mim (e compreendi a minha mãe mais um bocadinho!), viajámos de carro, avião e comboio, por Amesterdão, Sul de Espanha, Viena, Praga e Berlim, fui de férias para o Alentejo com os amigos e levei o Zé Gaspar (ou o Kobe, apenas para quem souber dizer o nome dele como deve ser!), fotografei casamentos em sítios maravilhosos do meu país, fiz km’s para cima e para baixo (de Chaves ao Redondo) sem nunca me cansar, mudei de casa e de bairro, despedi-me do bairro mais bonito de Lisboa, e aprendi a conhecer o meu novo bairro e a apaixonar-me também (mas serei sempre da Ajuda!), aprendi a fechar a porta do escritório todos os dias antes do jantar e a não misturar as duas vidas cá em casa, destralhei e aprendi a escolher entre as coisas que estão a mais e as que me fazem mesmo feliz (um processo que ainda não terminou, verdade seja dita!), fiz férias sem levar o trabalho comigo (mesmo a sério!), celebrei os 36 anos em Viena e celebrámos a chegada do novo ano a três à lareira!
Foi um ano intenso, de constante mudança, de adaptação a muitas coisas novas, e tudo isto sempre de braço dado com imenso trabalho. Mas deste nunca alguém ouse queixar-se, claro, porque quem trabalha por conta própria sabe bem o quanto custa conquistar cada um dos nossos clientes e se o trabalho é imenso, basta-nos a nós a tarefa (bastante árdua) de equilibrar tudo isso com as outras partes da nossa vida. E eu estou em crer que em 2016 soube fazer isso muito bem! E sem mais demoras, chega de falar tanto e vamos a fotografias bonitas apenas dos momentos pessoais, porque os profissionais ficam para um outro post!
2016 foi isto e muito mais, mas essencialmente isto que vos mostro… foi um ano feliz, muito feliz e que me faz sorrir de cada vez que vejo estas fotografias! Que 2017 seja tão doce quanto foi 2016, que a inspiração não me falte, que os novos desafios não parem de me bater à porta, que continue rodeada das melhores pessoas do mundo e que a saúde não me troque as voltas! A todos os que aí estão, tchim-tchim a este ano que aí vem!
Para quem gosta destas fotografias, algumas encontram-se à venda aqui!
Portfolio / Facebook / Instagram / Pinterest
ana rangel says
que lindas fotografias. feliz 2017*
MissLilly says
Adoro as fotos e mal posso esperar pelos novos projectos. Lembras-te de termos recebido uma agenda com desejos para o ano no trabalho? Eu ainda a uso. Ajuda a pensar no ano que passou e que mudanças quero implementar. Tal como tu ainda me sinto a eterna criança mesmo c uma versão pequenina de mim no colo e afinal de contas a cada dia podemos reinventar-nos. Votos de excelentes 365 oportunidades novas
Susana Gomes says
Tantos momentos bonitos, amiga!
Que este ano te traga muitos mais e comigo ao lado, para depois aparecer aqui com a minha miúda.
Ano novo, gargalhadas novas! :D
Sara (kanpai!) says
Que post bonito e que magnificas fotos, temos mesmo um pais tao bonito! Que 2017 seja muito bom para ti e para os teus Claudia e continua a passar por aqui que gostamos sempre quando escreves!
Beijinhos!