A Place for Twiggs

histórias de amor e outras coisas!

  • home
  • about me
  • portfolio
  • Best of 2019
  • Contacto
  • Print Shop

Porque eu vivi num dos bairros mais bonitos

September 15, 2016 filed under: fotografias de lisboa, lisbon stories, personal

img_1851

Já há algum tempo que sabia que um dia iria escrever este post. Não sabia ainda em que contornos o iria escrever, o que iria querer partilhar, mas chegou o dia. Quem me conhece de perto (ou até mesmo de longe, é capaz de ter esta ideia também) sabe que eu adorava viver na Ajuda.

Cheguei a Lisboa há mais de 10 anos, e depois de mais de um ano em Benfica, numa casa muito pouco bonita, mudei-me em Fevereiro de 2008 para um T1 pequenino (mesmo pequenino!) na Ajuda. Não conhecia nada da zona, até porque eu trabalhava no Saldanha, portanto entre o trabalho e casa, pouco ou nada tinha a fazer deste lado da cidade. Até que, quando quis mudar para outra casa, uma amiga me sugeriu procurar ali, porque a zona era engraçada. Mal sabia eu que estava para nascer uma bonita história de amor.

img_0026img_0112img_1014

A verdade é que só depois de começar a trabalhar em casa e depois de ter o Kobe, é que comecei a perceber e a conhecer melhor a zona em que vivia. Com ele calcorreei todas as ruas da Ajuda, Belém e Restelo e um dia até a Alcântara fomos no nosso passeio da tarde. Muitos foram os passeios até ao Careca também e chegámos a não saber onde estávamos! Ali fazia a minha vida toda, com o mini-mercado, o talho, os correios, a farmácia, lavandaria… e depois era só um passinho até ao rio, até Belém e os maravilhosos pastéis de Belém ou o CCB, o Restelo e as suas ruas bonitas com vivendas catitas e outras de luxo. Sair de casa e ver o rio, sair de casa e sentir o horizonte desafogado, porque por ali os prédios não são muito altos.

Ir ao café e saberem que não bebo café com açúcar. Estar em casa e virem-me tocar à campainha porque tinham batido no meu carro. Ter na rua uma loja de animais onde podia deixar o Kobe para o seu banho mensal. Ir buscar o melhor frango assado de sempre ao restaurante, ou pedir ajuda aos srs. do mini-mercado para escolher fruta. Fazer as tarefas diárias eram também sinónimo de conversar um bocadinho com as pessoas que fazem da Ajuda o bairro que é – o bairro mais bonito e acolhedor, com a melhor vista de sempre.

img_1041img_1807img_1042img_1851

Eu sei, eu sei, quem vive noutros bairros, estará a torcer o nariz e a dizer baixinho “Pfff, o bairro mais bonito é este onde vivo!” e eu a isso digo “Está bem, mas nunca vivi aí… por isso, este para mim é que é o mais bonito!”. E sabia que o dia em que tivesse de sair da casa onde vivi nos últimos 3 anos, e no dia em que também tivesse de sair daquele bairro seria um dia de emoções contraditórias.

Por um lado, a saudade ia tomar conta de mim, a nostalgia de não ter mais uma casa onde pudesse abrir uma porta, naquele bairro. Por outro lado, sei que adoro as mudanças e fico entusiasmada pelas coisas novas, pela descoberta de novas rotinas. E claro, a verdade é que esta mudança foi por amor, e pelo amor as mudanças são sempre mais doces! E eu estou feliz com esta mudança!

img_1998img_2007

E por isso no dia da despedida, fui ao quintal uma última vez, vi as laranjinhas verdes a anunciar uma nova época, e as uvas já com as cores bonitas, fechei a porta daquela casa uma última vez, olhei para as bonitas caixas do correio e fechei a porta do prédio. Saí da Ajuda e vim para S. Domingos de Benfica, num cruzamento com a Estrada da Luz. A casa onde vivo é espaçosa, não tem quintal, nem varandas, mas tem muito mais luz. O Kobe passou a ser passeado duas vezes por dia, em vez de ser só uma, o que me parece que por ele está tudo bem também!

A zona em que estou tem muito mais trânsito, mas tenho o metro pertinho e nem vos digo o jeito que dá. Continuo a dois passos de Monsanto, e por incrível que pareça, encontro aqui muitos mais espaços verdes e tenho o bonito Parque Bensaúde, para onde o Kobe adora ir passear. Já sei onde comprar a fruta e os vegetais, como se estivesse no Mercado, sei onde posso ir comprar um gelado fora de horas e passei a poder ir a pé ao ginásio. Tenho tudo aqui à porta também e apesar de haver prédios muito mais altos (e nem todos bonitos, vamos assumir isto!), também há uma zona de bairro aqui mesmo ao lado. E além disso, tenho o café mais bonito de sempre aqui à porta também! 

img_9714img_3599 img_3698

E por isso hoje quis deixar-vos com uma homenagem a este bairro tão bonito que é a Ajuda, mas ainda as fotografias que mais gosto e que foram tiradas pelas ruas em que passeava na Ajuda, mas também em Belém e no Restelo. Fotografias de detalhes bonitos destes bairros, de portas e paredes, de flores, e cuecas estendidas, tantos detalhes que fazem deste bocadinho da cidade parecer que estamos em qualquer lado, menos em Lisboa na sua vertente de capital em alvoroço. E que é tão possível viver em Lisboa, mas viver-se de forma pacata e calma, como se fosse apenas uma pequena vila.

Gosto muito desta Lisboa e para mim vai ser sempre a minha parte de Lisboa preferida.

img_3980 img_4192 img_6635 img_6653 img_6674img_9908 img_6879img_9419

Para quem gosta destas fotografias, algumas encontram-se à venda aqui!
Portfolio
 / Facebook / Instagram / Pinterest

Share this:

  • Click to share on X (Opens in new window) X
  • Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
  • Click to share on Pinterest (Opens in new window) Pinterest
  • More
  • Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr

22

Comments

  1. Lorena | na sua lua says

    15/09/2016 at 9:54 am

    Que lindas fotografias e palavras, Cláudia! Eu vivi apenas 4 meses no bairro da Ajuda e foram dos melhores meses da minha vida, que saudades :)

    Reply
    • claudia says

      15/09/2016 at 12:30 pm

      Olá Lorena, que bom receber o teu comentário e que giro teres vivido na Ajuda durante uns meses! Mas isso mostra muito, o facto de teres adorado tanto! Uma vez na agência imobiliária através da qual aluguei a primeira casa ali disseram-me que “Quem se muda para a Ajuda, nunca mais quer sair!” e eu acredito muito nisso, apesar de ter acabado de mudar :) Sei que se um dia voltasse iria adorar! Um beijinho grande!!!

  2. Rosa Pomar says

    15/09/2016 at 9:57 am

    Que bonita homenagem, e que imagens lindas!

    Reply
    • claudia says

      15/09/2016 at 12:31 pm

      Oh tão bom receber a tua visita, Rosa!!! Obrigada e um beijinho!

  3. lea says

    15/09/2016 at 10:16 am

    Tão lindo este post ? um beijinho para ti

    Reply
    • claudia says

      15/09/2016 at 12:31 pm

      Obrigada Lea <3 Um beijinho grande!!!

  4. Francisco Costa - TQB! says

    15/09/2016 at 12:16 pm

    Não podia concordar mais. Desde que mudámos para a fronteira entre Ajuda e Belém, bem petinho de onde moravas, nunca mais quisémos outra coisa. Principalmente para nós, malta que veio da terrinha, é bom voltar a sentir o aconchego do bairro. Já morámos no Campo Pequeno, Avenida de Roma, Saldanha, Restelo, Intendente, eu sei lá. Mas nada, nada é como morar aqui. Boa sorte na nova aventura. Serás sempre bem-vinda ao bairro quando quiseres matar saudades.

    Reply
    • claudia says

      15/09/2016 at 12:33 pm

      Vizinhoooo!!! Pois, vocês bem sabem do que este bairro é feito e compreendem em primeira mão tudo o que digo! E que giro saber ainda que já tiveram essas experiências todas, porque aí sim, há argumentos para comparar! A Ajuda é linda <3 Beijinhos à família TQB!!!

  5. vera joão says

    15/09/2016 at 12:20 pm

    Cláudia, garanto-te que ficarás muito bem servida em S. Domingos de Benfica. Daqui a poucas semanas já te conhecem do talho, da padaria ou da mercearia, e um dia destes dás por ti a dizer “bom dia” na rua.
    É claro que para mim ;-) Benfica e São Domingos de Benfica são os melhores bairros.

    Reply
    • claudia says

      15/09/2016 at 12:35 pm

      Ah eu espero que sim!! E claro toda essa vivência e familiaridade só se consegue com tempo e eu tenho muito tempo para tudo isso! Espero poder encontrar aqui também a sensação de bairro que tanto gosto!! Um beijinho grande Vera!

  6. Dê Duarte Osório says

    15/09/2016 at 3:49 pm

    Que bonitas fotos e palavras. Não imaginava a Ajuda um bairro tão genuíno. Fiquei com vontade de lá voltar e observar tudo ao detalhe.

    Reply
  7. Ana Teixeira says

    15/09/2016 at 7:23 pm

    Oh. Não sabia que já não eramos vizinhas..
    Adoro as fotografias e reconhecer cada um desses recantos…
    Também adoro mudanças. São boas.
    Desejo-te tudo de muito bom!!
    Beijo grande

    Reply
  8. Constança says

    15/09/2016 at 11:24 pm

    Gostei imenso deste post, Cláudia! Que fotografias incríveis e que texto tão evocativo. Espero que esta nova etapa da tua vida num bairro novo te traga muitas alegrias e descobertas inspiradoras! Um beijinho aqui do fim do mundo, onde não há mercearias mas as pessoas são de uma simpatia e positividade como nunca vi!

    Reply
    • claudia says

      16/09/2016 at 11:37 am

      Olá Concha, que bom receber notícias tuas! Obrigada pelos elogios, sempre tão bons de ler! Quanto à nova etapa, também acho que vai ser muito boa! Até agora a azáfama também é grande, no meio de caixotes, férias, imenso trabalho que só se torna mais calmo no início do próximo ano! Mas já não falta tudo e tudo se faz!! Um beijinho grande para esse fim do mundo sem mercearias (como é que é possível?!) :D

  9. Marta Chan says

    15/09/2016 at 11:46 pm

    O melhor bairro é o de Alvalade :D confesso que ainda não conheço bem a Ajuda, apenas os arredores como Belém e Alcantara. Este último gosto imenso, não fosse lá o Lx Factory :)
    Adorei viajar pela Ajuda com as tuas fotos… Quem sabe um dia não voltas?

    Reply
    • claudia says

      16/09/2016 at 11:35 am

      Ahaha, pronto Marta, aceito isso também! Por acaso, também nutro uma simpatia pelo bairro de Alvalade e acho que deve ser mesmo muito simpático! E claro, tens de ir conhecer um bocadinho mais da Ajuda! Um beijinho grande!

  10. Paula says

    15/09/2016 at 11:57 pm

    Claudia,
    Consegues sempre por-me uma lágrima no canto do olho !

    Reply
    • claudia says

      16/09/2016 at 10:20 am

      Awweee, não era a minha intenção, mas acho que até é um bom sinal :) Um beijinho grande Paula!!!

  11. MissLilly says

    19/09/2016 at 6:58 pm

    A minha irma tambem viveu na Ajuda, e realmente e um daqueles bairros que cheira a Lisboa. Eu gosto imenso de Benfica porque e calmo e conveniente mas nao tem a mesma aura que um bairro como a Ajuda. Reconheco que descobri imenso sobre a Ajuda atraves das tuas fotos, sao lindissimas. Tal como tu adoro o sentimento de bairro, de conheceres as pessoas, de teres aquele sentimento de fazer parte de algo.

    Reply
  12. Nuno Lobato says

    19/09/2016 at 11:29 pm

    O primeiro bairro que conheci de Lisboa.. não com tantos detalhes, de certeza, mas guardo daí muitas memórias :) Descer da ajuda até à beira rio, é um dos passeios mais bonitos que se pode fazer em Lisboa <3
    Boa sorte em mais uma aventura :))
    Beijinho

    Reply
  13. ana . meiomaio says

    04/10/2016 at 9:36 pm

    Que cores maravilhosas, e que fotos encantadoras! Obrigada por partilhares esse lado tão inspirador de Lisboa ♥
    Um beijinho *

    Reply
  14. sara (kanpai) says

    16/11/2016 at 11:14 pm

    uns meses depois… o meu comenta’rio! fizeste-me ver a ajuda com outros olhos e vontade de a explorar melhor! um lindo texto e lindas fotos como sempre. boa mudanca e que o teu novo bairro te receba bem! tudo de bom claudia (e escreve mais… va’ la’a’a’a’a’a’a) beijinhos de londres

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

hello + welcome

hello, i’m claudia and i’m a family and a wedding photographer, as well as an illustrator, living in madrid with my family and wonder dog! stay around!

  • Email
  • Instagram
  • Pinterest

photography :: categories

Casamento
Love-Birds
Gravidez
Família & Crianças
Bride & Friends

365 Daily Stories

blog :: other categories

Travel
Film Photography
Personal Projects
Personal Stories
Lugares Bonitos
Simple Things
At Home
All content is copyright and owned by A Place for Twiggs unless otherwise stated. You may not take images or content from this site without written permission.

All Rights Reserved © 2025 / Site Designed by oh wild