Depois do primeiro post sobre o fim-de-semana em Amesterdão, hoje termino a “viagem” com estas fotografias do Domingo, dia em que regressámos a Lisboa. O dia não estava propriamente agradável, tinha andado a acompanhar as previsões do tempo na semana anterior, para saber se nos esperavam dias bons ou chuva. E na verdade, a coisa andou ali um pouco intermitente, porque as previsões ora apontavam para chuva no domingo, ora neve, ora um dia simpático de inverno com uma pontinha de sol a querer espreitar.
Calhou-nos o pior cenário, um bocadinho de neve de manhã, que poderia ter sido muito giro, mas rapidamente passou a uma chuva chatinha que não parou o resto do dia. Eu confesso-me uma criança quando vejo nevar, acho sempre tremendamente bonito e fico num entusiasmo enorme e de olhos pregados no céu. Mas esta neve não é nada, claro, porque é daquela que a caminho do chão já derreteu.
Talvez por sabermos que o clima não ia estar muito simpático no domingo, não tínhamos sido exigentes com o programa para este dia. O nosso hotel era mesmo bonito e começámos o dia com o pequeno-almoço aqui, tudo com calma. Tínhamos apenas em mente ir a um sítio em particular, e depois logo se veria! O “logo se veria” resultou em caminhar um pouco pelas ruas, visitar algumas lojas, comer uns waffles deliciosos e seguir para o aeroporto.
Esta coisa de viajar no inverno para o norte da Europa tem disto… já em Copenhaga senti o mesmo, ainda que aqui houvesse a agravante de ser de noite às 4h da tarde. Mas com o frio que se faz sentir nestas cidades, e se estiver a chover ainda é pior, o passear sem destino pela rua fica comprometido. E por mais que se tenha de fazer as refeições habituais, não se viaja para estarmos fechados num espaço o dia todo, por mais bonito que seja.
Mas o Domingo foi muitíssimo bem passado pelo sítio que fomos conhecer! A conselho da minha amiga Susana, que tinha encontrado uma referência na Milk, havia um sítio que não deveríamos perder e tinha aberto em Janeiro – o De School.
Uma escola técnica antiga, agora transformada em cafetaria, restaurante, ginásio e clube noturno. As fotografias que tinha visto tinham sido suficientes para me convencer a convencer alguém a passar 20′ no tram só para ir almoçar aqui. Gosto de sítios assim, que antes eram uma coisa e depois se transformam com o passar dos anos. Gosto da transformação de espaços, sem lhes retirar o carácter. E gosto do ar industrial com que esta escola se reveste!
Ficamos rendidos a este espaço, à comida e à simpatia de quem nos atendia. Mesmo com um dia chuvoso, o espaço tinha movimento, mas mantinha-se um sítio calmo, e claro, o facto de se poder ver tudo o que preparavam na cozinha é sempre um extra! Ainda consegui espreitar o restaurante e fiquei com imensa curiosidade em conhecer!
Daqui regressámos então ao centro da cidade para passearmos mais um pouco pelas ruas, conhecer umas lojas e lanchar, antes do regresso a Lisboa. Com ou sem chuva e frio, ainda assim Amesterdão é sempre bonita, com imenso estilo, onde apetece viver um bocadinho, deixa saudades e queremos lá voltar, porque ficou imenso por conhecer!
More traveling:
La Graciosa / Lanzarote / London / Copenhagen / Malmo / Madrid / Seville /Amsterdam / New York
Para quem gosta destas fotografias, algumas encontram-se à venda aqui!
Portfolio / Facebook / Instagram / Pinterest
Ana Rangel Silva says
quero tanto ir a amesterdão e depois de ver este post fiquei ainda com mais vontade! que fotos lindas!
claudia says
Ah Amsterdão é muito muito bonito! Vale sempre a pena, mas se calhar iria na Primavera e Verão!