Já o disse aqui algumas vezes, mas uma das coisas que mais gosto no trabalho que faço é da oportunidade que me dá em conhecer e explorar mais o nosso país. Por acaso este ano não tenho nada marcado que me leve a zonas distantes que não conheça de todo. Mas ainda assim será um ano muito bom, com planos para explorar outras paragens a título pessoal! E como ainda há alguns sítios que conheci o ano passado e cujas fotografias ficaram por publicar, pareceu-me que esta semana seria a altura ideal para as partilhar!
E por isso comecemos com a minha viagem de Viseu a S. Pedro do Sul por uma estrada nacional e parando onde me apetecia… o que é sempre o melhor de quando viajamos sem relógio, não é verdade? Alguns sítios tinham tido as festas populares e havia pétalas de flores no chão, outros estavam adormecidos por ser verão e imenso calor… Mas todos os lugares eram tão bonitos. Era tempo de cerejas e encontravam-se à venda à beira da estrada. E claro o regresso não foi feito sem comprar um saco delas! E que deliciosas eram! Pena não ter tirado fotografias, mas da próxima vez não me esqueço!
Uma das coisas que mais reparo assim que mudo de zona é na arquitectura, tão diferente daquela a que estou habituada. E aqui foi precisamente o que me deliciou na primeira aldeia em que parei, cujo nome não me recordo agora. Mas as casas em pedra e as portadas em madeira, tudo cheio de flores e heras a crescer por todo o lado, foram as primeiras razões que e levaram a parar o carro.
E depois S. Pedro do Sul… nunca lá tinha ido, sabia que era uma das cidades conhecidas pelas termas, mas pouco mais. Encontrei uma zona imensamente verde, com o Rio Vouga a atravessar-se pelo meio, termas em cada canto e não sei se era do calor, da hora, mas o que me lembro também era do silêncio. Não se ouviam carros, nem ruído urbano. Tudo muitíssimo calmo. E assim é ainda melhor, não é? E claro, as hortênsias azuis por todo o lado! O ano passado deve ter sido particularmente bom para as hortênsias, porque encontrei-as a florir como nunca antes tinha encontrado!
Um dos locais onde gostaria muito de ir no nosso país são as Aldeias do Xisto, que na verdade não é “um” local, mas um conjunto de aldeias (27 ao todo) na zona centro do país. Cada uma tem a sua particularidade arquitectónica, cultural e gastronómica e por isso de elevado interesse turístico. Qualquer dia agarro no carro e ponho-me a caminho de uma delas… só porque sim!
E vocês, se pudessem agarrar agora no carro… para onde iam?
Espreitem também: Vila Nova de Cerveira * Castelo de Vide * Viana do Castelo
Facebook / Instagram / Pinterest / Etsy / Menina Lisboa
Analog Girl says
mmmm… difícil de responder, mas acho que voltava a Trás-os-Montes para mais uma volta na natureza e visitar a minha melhor amiga. Fui lá há quase dois anos e aquela beleza natural toda não me sai da cabeça. À volta acho que ainda espreitava um pouco mais no Norte, o Minho, onde tive família em tempos e já passei algumas das melhores férias de sempre, Braga e Porto, o Gerês…
E o Alto Alentejo. Marvão, Castelo de Vide e afins.
No fundo, 1/3 do país… :)
claudia says
Exacto, mas acho que também ia lá para cima. Para mim é das zonas do país que conheço menos e o Interior do Alentejo. A verdade é que por mim passava bastante tempo na estrada a conhecer este país de lés a lés e a fotografá-lo! Que saudades de road-trips! Beijinhos!!
Dulce Barbosa says
Olá
Adoro Portugal!
Adoro sitios com castelos, por isso voltava ao Castelo de Almurol, Castelo de Vide, Miranda do Douro, Barcelos, Marialva…. tantos sitios lindos com ou sem castelo.
E adoro ir “sem destino” e fotografar, paisagens e gente do local.
Adorei ir a Lousã e ver as aldeias de Xisto.
Bjs
claudia says
Ai Dulce falaste de sítios que adorava conhecer (à exceção de Castelo de Vide que já tive oportunidade de conhecer)…. agora fiquei cheia de vontade de agarrar mesmo no carro!! As Aldeias de Xisto estão na minha lista há uns anos! Beijinhos!
claudia says
Também eu Dulce, adoro mesmo o nosso país! Tantos cantos e recantos por visitar, aldeias pequeninas, vilas maiores e cidades maravilhosas para descansar, passear sem horas e apreciar a beleza que temos e que devemos conservar! Beijinhos!!
MissLilly says
Wow q sitio lindo!
claudia says
É mesmo Liliana, mesmo giro! E claro com as cores de Verão ainda mais bonito fica!! Beijinhos!
Dulce says
Acho que já andamos todos a sonhar com as férias … :)
Já passei algumas vezes férias em S.Pedro do Sul; costumamos ficar num hotel junto às termas e apesar de ser uma localidade relativamente pequena não cansa passar lá uns dias; entre uns passeios à beira rio e umas idas à piscina passasse o dia tranquilamente e à noite há quase sempre baile ou cinema ao ar livre em frente ao Balneário Rainha Dª Amélia.
Sobre as aldeias de xisto, felizmente já conheço a maioria pois gostamos muito de fazer férias no interior, por coincidência escrevi um post sobre uma dessas férias na aldeia de Janeiro de Cima! Recomendo!
Beijinhos
claudia says
Que sugestões tão boas Dulce! Agora fiquei com vontade de lá voltar para uns dias de descanso! Quanto às Aldeias de Xisto… ai tenho mesmo de visitar algumas! Vou ver esse teu post! Um beijinho grande!!