Nem sei por onde começar, para não sentir que pareço um disco riscado com a mesma frase vezes sem conta. Mas poderei começar pelo facto de que nunca esperei escrever esta frase “A luz dourada do Porto”, e muito menos escrevê-la numa história com fotografias tiradas no inverno.
Já aqui falei sobre as minhas impressões sobre o Porto antes de o ter visitado (como deve ser!) em novembro. E a verdade é que fiquei com uma impressão completamente diferente, apesar de ter passeado um só dia, dia este em que choveu imenso e esteve sempre muito cinzento. Ainda assim… dei por mim a descobrir um Porto colorido que eu desconhecia e acreditava nem sequer existir.
Desta segunda vez antes do Natal (e ainda fui lá uma terceira para a passagem de ano), pude aproveitar mais dias e passear pela cidade em modo inteiramente turista, a fazer as coisas que se devem fazer. E fazer estas coisas durante o inverno, nos dias que antecedem o Natal, e com uns dias gloriosos de sol tem todo um outro encanto.
Passear pelas zonas que merecem ser vistas, ver o rio Douro de um e de outro miradouro, porque um só não chega e a vista é sempre deslumbrante, aventurar-me pelas ruelas e descobrir os letreiros antigos das lojas de ferragens e de confecções, deliciar-me com as lojas de bacalhaus e vinhos, com ar antigo, mas com os clientes e a azáfama habitual antes do Natal…
Claro que ainda houve tempo para visitar os Clérigos e subir os inúmeros degraus da torre até ao último piso e apreciar a vista absolutamente magnífica. Depois dar um salto até aos Jardins do Palácio de Cristal e apreciar o belíssimo dia de inverno e aquecer as mãos ao sol, sentar no muro e absorver mais uma vez a luz do rio Douro. E como é óbvio, este passeio não estaria completo sem atravessar a Ponte D. Luís e do Cais de Gaia deixar-me encantar com a Ribeira do Porto e toda a cidade a crescer em colinas.
Houve tempo para fotografar a cidade de noite e ver como bonita fica com as luzes reflectidas no rio. Houve tempo para apreciar a arquitectura tão diferente da de Lisboa, e tão bonita e típica à sua maneira. Os prédios cobertos de azulejo, de cores e de roupa estendida.
E finalmente apreciar a luz dourada. A luz dourada e ligeiramente rosa que reflecte nas fachadas dos prédios e suas imensas janelas. A luz de Lisboa é única, é verdade. Mas vim a descobrir uma luz também tão única neste Porto, que dava por mim a parar na rua para a apreciar.
Esta cidade está repleta de uma riqueza arquitectónica única, tantos são os detalhes, as fachadas impressionantes, e tantos são também os edifícios a gritar por um restauro. Sem dúvida que muito há ainda a fazer nesta cidade, mas o que está a ser feito está a dar uma nova vida à cidade.
E é tão fácil esbarrar com uma loja, uma galeria, um restaurante ou uma café/galeria que nos convidam a entrar e a sentar (vejam as recomendações no final do post!). E foi também isto que me impressionou neste Porto e me fez sentir em casa.
É… dizem que os lugares carregam a emoção das experiências que vivemos neles, carregam as histórias que vivemos com as pessoas e as pessoas desses lugares… e talvez seja disso. Ou talvez o Porto seja mesmo assim.
Mas de uma ou de outra forma conquistou-me e mal posso esperar pela próxima visita, que será em breve!
Para tomar o pequeno-almoço/brunch:
Amarelo Torrada
Casinha Boutique
Para almoçar e lanchar:
Munchie
Casa Guedes
Mesa 325
Oficina CC
Para fazer compras:
CRU
Ó Galeria
Almada 13
Workshops Pop Up
Coração Alecrim
Mais histórias do Porto aqui!
Google+ / Facebook / Instagram / Pinterest
Sara Cabido says
Sem dúvida que o Porto tem uma beleza que encanta, como se de um conto mágico se tratasse. Adorei a reportagem fotográfica e o retrato que fizeste da cidade. Muito bem capturado! E, embora ame do coração a minha cidade de Lisboa, viver no Porto, este ano, é tudo o que mais gostava! Adoro a gente de lá, os sítios de lá, a vida de lá!
Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me
claudia says
É verdade Sara, o Porto tem um encanto especial e isso sente-se na cidade… Lisboa é Lisboa, mas por outro lado reconheço que Porto também Porto. Cada qual com o seu charme muito peculiares e especiais num jeito particular!!
MissLilly says
Wow q fotos maravilhosas!!! Fiquei apaixonada pelo Porto das tuas fotos. So estive no Porto uma vez e so tenho vontade de ver mais
claudia says
Ui que bom!! O Porto vale mesmo a pena Miss Lilly e acho que tens de voltar para fotografar a cidade, porque vais gostar imenso!! Um beijinho!
Raquel says
As tuas fotos são lindíssimas! Que saudades do Porto…
Beijinhos!
claudia says
Obrigada Raquel! O Porto faz dessas coisas…. deixa saudades! Um beijinho!!**
Ana Matos says
Adoro o Porto e cada vez que lá vou fico com um encanto diferente, cada vez maior. Estas suas fotos estão simplesmente divinais. Retrata bem esta cidade.
Parabéns pelo maravilhoso e magnifico blogue.
Beijinho
http://doutraperspetiva.blogspot.pt/
http://donadeliciaatelierdesabores.blogspot.pt/
claudia says
Obrigada pelos elogios tecidos Ana!! O Porto facilita a tarefa de fazer boas fotografias, essa é a verdade! Um grande beijinho!!
Marta says
Fantásticas fotos do Porto
claudia says
Olá Marta!!! Obrigada!! Até eu já estou com saudades do Porto! :)