O verão parece ter chegado de vez a Lisboa e ainda que pense e sonhe com férias, nesta altura é impossível fazê-lo. É a altura mais atarefada do ano, com tudo a acontecer ao mesmo tempo, e o ano de 2015 já se começa a delinear através dos pedidos recebidos e pedidos fechados.
É tão interessante ver como cada ano que passa tem um ritmo diferente do anterior, mas sempre com um gosto doce de conquista, pelo trabalho árduo que vem vindo a ser feito desde 2010, ano em que abri a minha primeira loja no Etsy. Quem diria que 4 anos depois estaria a trabalhar como freelancer e a este ritmo tão bom?
É curioso como vou conhecendo sempre pessoas novas, quer clientes, quer colegas e o tema é frequente – cada vez é mais importante sermos nós a criar o nosso próprio trabalho. Nos últimos anos, devido à crise económica em que o país/Europa caiu, aumentou exponencialmente o número de pessoas que começaram a trabalhar para si, quer seja a tempo inteiro, quer seja parcialmente.
Mas grande parte tomou essa iniciativa por motivos financeiros e talvez numa perspectiva temporária… outros fizeram-no por motivos pessoais, porque sonhavam com isso, e a oportunidade surgiu.
Eu faço parte daqueles que começou porque acreditou que se outros o faziam, eu também seria capaz de o fazer. Tirar fotografias era algo que me dava um enorme prazer, porque não vendê-las? E um dia fiquei desempregada. Bem, sendo assim porque não comprar uma máquina a sério e aprender a sério a tirar fotografias? Esta seria a oportunidade certa para investir numa arte que tanto me apaixonava. E um dia fotografei pessoas. E um dia alguém descobriu as minhas fotografias à venda, descobriu que eu fotografava pessoas e perguntou-me se eu não poderia fotografar o seu casamento. E por aí fora, até hoje.
São tantas as frases que nos inspiram a seguir os nossos sonhos, a trabalhar arduamente, e a relembrar-nos que a vida é só uma e é nosso dever vivê-la bem. Pois bem, sem grandes frases de inspiração, nem cliches… resta-me mesmo dizer-vos para se fazerem à vida.
Fazer algo por dinheiro não é o caminho. Fazer algo que vai contra o vosso instinto não é o caminho. Ter medo e por isso não fazer, também não. Querer fazer apenas quando tudo for perfeito menos ainda. Arrancar só depois de ter uma estratégia é também uma péssima ideia. Fazer porque se gosta, sim! Fazer porque queremos muito e o nosso coração nos diz para fazer assim é o caminho! Ter medo, mas seguir em frente e fazer as coisas é o passo a dar. Errar, mas saber que se aprende que não é por ali, mas pode ser quase por ali, é a atitude a ter. Arrancar sem saber bem para onde se quer ir pode ser o melhor caminho a seguir.
Cada pessoa tem a sua história. Cada pessoa tem uma experiência diferente. Mas para os que se identificam com o que eu e muitos outros temos feito, é altura de começar a caminhar. Mesmo que não se saiba para onde se vai… é seguir em frente, à partida não há-de haver enganos. E façam o que fizerem, façam-no de coração aberto e trabalho sincero e genuíno. Todas as coisas boas sentem estas coisas e metem-se no nosso caminho! E o nosso caminho é para ter coisas boas! Boa semana amigos!
Film Summer Days com outras histórias * aqui
Outros posts Fotografia Analógica * aqui
Filme revelado e digitalizado por Carmencita Film Lab * Yashica TL Electro * Kodak Portra 160
Carolina says
oiço maravilhas do carmencita film lab, mas não sei até que ponto acaba por compensar considerando os portes de envio.. quanto ficou por rolo, mais ou menos? :)
claudia says
Olá Carolina, tudo bem? Olha da minha parte vale cada euro que pago, mas não considero que seja assim tão caro quanto isso. Podes ver todos os custos no site deles, porque depende do tipo de rolo (35mm ou 120mm), do tipo de revelação e ainda o tamanho da digitalização. E quanto aos portes de envio, muito sinceramente não são assim tão caros quanto isso, e como envio tanta coisa para fora todas as semanas, enviar algo para Espanha não fica assim tão caro ;) Adoro o serviço deles, e tenho a certeza de que se gasto dinheiro a escolher o tipo de filme com que quero fotografar (Kodak Portra, Ektar…) a digitalização é feita com base nessa escolha, e só assim me faz sentido. Acho que devias experimentar! Beijinhos!
check out fashion says
Palavras sábias. Espero um dia também conseguir um projecto pessoal semelhante ao teu. Se precisares de uma assistente teria todo o gosto de aprender contigo. Parabéns pelo teu trabalho!
claudia says
Obrigada :) Que bom saber que as palavras inspiraram! Um beijinho enorme!!!
angela says
Palavras cheias de força e muito inspiradoras. Quando se segue o coração, as coisas boas surgem! :) Lindo o teu trabalho e escreves muito bem Claudia!