E chegámos ao último post da nossa semana pela Europa Central em Dezembro! E a última cidade foi Berlim, pela qual nos apaixonámos outra vez assim que pisámos as ruas desta cidade. Ambos já tínhamos visitado Berlim em anos anteriores, eu queria muito voltar, porque já em 2008 tinha ficado muito bem impressionada com a cidade. Estava a desenvolver-se imenso e percebia-se que o mood da cidade seria daqueles que me faziam querer viver lá. E agora não foi diferente! Berlim é tudo aquilo que me faltava nas outras duas, é descontraída, é independente, grita irreverência a cada esquina, liberdade e acima de tudo, a arte está em todo lado… por vezes da forma menos convencional possível.
Em Berlim tínhamos alguns pontos turísticos para ver (ou rever aliás), mas queríamos continuar a fazer o que fizemos desde Viena, queremos tão somente passear, caminhar, sentir a cidade. De uma forma geral, as minhas pesquisas antes de viajar prendem-se com comida, arte e concept stores. Gosto de encontrar os sítios mais bonitos e acolhedores para fazermos as nossas paragens, gosto de me deliciar com as concept stores e imaginar que posso trazer tudo dentro da mala de mão (e o quão feliz seria se o pudesse fazer!), gosto de visitar galerias e decidir o que comprar para alegrar as paredes cá de casa, e depois os souvenirs que levo sempre para casa – revistas!
Em Berlim cruzei-me com a Soda Books e eu senti-me uma criança em véspera de Natal. Eram tantas as revistas bonitas, e os livros… tudo bem arrumado, tudo num espaço amplo e branco, com prateleiras e mesas. Apetecia sentar no chão e folheá-las a todas. Trouxe a Frankie e a Milk, e deixei para trás tantas outras.
Outro sítio por onde passámos várias vezes foi o Mercado de Natal perto da Berliner Fernsehturm (torre da televisão), sabia bem passar por ali e comer alguma coisa, ver as diversas bancas com os produtos típicos, e todo aquele ambiente de Natal que delicia qualquer pessoa que adore esta época de coração! A verdade é que em todas as cidades apanhámos mercados de Natal, mas nenhum nos pareceu tão genuíno como este nesta praça. Pode ter sido uma mera impressão, mas recordo-me de ver banquinhas nos mercados de Viena e Praga com as mesmas coisas, e coisas que posteriormente encontrávamos até em lojas.
De qualquer forma, o facto de termos passado por aqui algumas vezes, fez com que nos tivéssemos sentido ainda mais de coração apertado quando soubemos das notícias do ataque terrorista em Berlim. Não foi neste Mercado de Natal em particular, mas num outro numa zona da cidade para onde não chegámos sequer a ir. Mas ainda assim tudo é assustador. Sinto que começa a ser cada mais difícil resistir ao medo de que algo aconteça quando se viaja.
(Nestes posts de viagem vou querer destacar algumas coisas, mas só algumas, para não tornar os posts demasiado exaustivos e para que possam ficar com algumas referências, caso decidam ir passear para estes lados. Neste post de Berlim destaco este café e o Airbnb em que ficámos.)
O nosso Airbnb – Charming/Modern apartment in heart of Berlin
Nunca um Airbnb tinha sabido tanto a casa como este! Fiquei rendida assim que entrei, senti-me em casa e queria viver ali. Era acolhedor, com chão em madeira, pé direito alto e tectos trabalhados, divisões do tamanho certo, quentinho, e de decoração bonita, moderna, mas quente e com detalhes feitos à mão. Ficava mesmo numa das zonas de Berlim mais simpáticas e por coincidência, grande parte dos pontos que eu tinha marcado como sendo interessantes, eram pertinho da nossa casa. Da estação de comboio foi também um instante até chegar aqui, com o tram a parar mesmo à porta. E depois até acabámos por jantar em casa duas vezes, íamos buscar e por ali ficávamos, esticados no sofá a ver televisão (com Netflix! Yay!), enquanto eu fingia na minha cabeça que aquela era a nossa casa! Além disso, o Thomas e a Lena são um casal muito simpático, com quem conversámos imenso tempo e sem dúvida que, a regressar a Berlim, é ali que vamos querer ficar!
O café – Engelberg
Bem junto ao nosso Airbnb, estava este café que servia um delicioso pequeno-almoço cheio de tudo o que conseguíssemos comer logo pela manhã! As poucas pessoas que foram entrando naquele dia de semana eram locais, o que aumenta sempre o nosso gosto pelo espaço. O ambiente é acolhedor com muita madeira e luz reduzida. Naquele dia estava um pouco nublado, o que aumenta ainda mais a sensação de coziness interior num espaço destes!
More traveling:
La Graciosa / Lanzarote / London / Copenhagen / Malmo / Madrid / Seville / Amsterdam / New York / Vejer de La Frontera / Ronda / Vienna / Prague
Para quem gosta destas fotografias, algumas encontram-se à venda aqui!
Portfolio / Facebook / Instagram / Pinterest
Ana says
As fotos deste último post foram as minhas preferidas desta vossa viagem ;)
claudia says
Oh que giro!! Também foi a minha parte favorita <3
Sandra says
Berlim é uma cidade absolutamente fantástica que adorei conhecer, uma das minhas preferidas. Foi muito bom recordá-la através das tuas fotografias que, por sinal, estão lindíssimas. Beijinhos *
claudia says
É verdade, também é uma das minhas cidades preferidas! Apetece sempre voltar e viver aquela cidade na sua plenitude! Beijinhos!