Que mês tão bonito que passou… mas finalmente entrámos em Junho, mês de Santos Populares, de cheiro a verão por Lisboa, e tudo isto me faz imensamente feliz! Maio acabou por ser um mês com imenso trabalho que não estava planeado no início, mas o S. Pedro colaborou e começamos finalmente a poder contar dias bonitos! A luz de final de tarde é daquela bonita, os casacos podem começar a ficar no roupeiro e os vestidos podem sair finalmente cá para fora!
Este mês marcou ainda a mudança para uma casa nova e um bairro diferente em Lisboa. Ainda há muito por fazer, muitas caixas para encher e transportar, muitas decisões a tomar, porque será uma mudança compassada. Mas acho que assim até é melhor, porque há tempo para trazer o que é mais importante, e perceber o que não é importante. Desde que estou em Lisboa, esta é a terceira vez que mudo de casa e apesar de ser pouco de saudosismo e agarrada a coisas que não uso, confesso que sinto uma certa nostalgia em relação ao meu (antigo) bairro. Vivi ali quase desde que cheguei a Lisboa e fui mesmo muito feliz.
Primeiro numa casa muito pequenina e depois numa bem maior, com direito a quintal e árvores de fruto. Uma experiência completamente distinta daquela em que se pensa quando falamos de viver em Lisboa. Ali imperava o silêncio ou o chilrear dos passarinhos. Tudo se fazia a pé, e os recantos que pude descobrir nestes últimos anos foram absolutamente deliciosos. Tanto os bairros de Belém, como o Restelo ali ao lado foram explorados a pé para não perder nem um bocadinho. E nada se compara ao sair de casa e ter o rio como pano de fundo!
Ainda assim, gosto imenso de mudança. Sinto sempre alguma excitação com novas rotinas, com a sensação de explorar coisas novas. E sei que apesar de andar conscientemente a adiar o esvaziar uma casa em caixas, sei que vou ser implacável na altura de decidir o que fica e o que vai. Tenho poucas coisas às quais sou mesmo apegada e sei que a sensação de libertação de “tralha” é sempre melhor do que a sensação de continuar com as coisas na expectativa de que “um dia podem vir a dar jeito!”. Talvez a experiência de ter vivido em tempos em 45m2 tenha resultado neste sentido prático, mas parece-me sempre uma coisa boa… esta do “destralhar”.
E assim andam os meus dias, entre passeios a explorar o novo bairro, muito trabalho de manhã à noite, planos para os meses de verão que se seguem também repletos de trabalho, e ainda planos para uns dias agora em Junho em modo road-trip pelo Sul de Espanha! Tenho saudades de viajar para cidades que não conheça, tenho saudades das viagens de avião com mais de 8h, de culturas completamente diferentes… Mas por agora não se pode ter tudo e vamos só cumprir com o primeiro desejo – visitar cidades que não conheça. No mapa estão Vejer de La Frontera, Ronda e Granada e logo se vê o que mais se impõe durante os próximos dias!
Junho continua assim bonito, que é assim que te quero!
Acompanhem o projecto diariamente pelo Instagram!
365 Project / Facebook / Pinterest / Etsy
Ana Rita Leite says
uau, mas que fotografias lindas <3
xo, Ana Rita Leite
WHITE DAISY