Todos os anos a mesma sensação, e cada vez mais intensa. A cada ano que passa, o ano passa cada vez mais depressa, sem quase darmos por ela. Recordo com um sorriso o final do ano passado. Foi um mês tão intenso, com o meu aniversário, o jantar de Natal no Porto, o Natal em Leiria, e a passagem de ano no Porto novamente. Junta-se a esta azáfama ainda todo o reboliço no trabalho, com os clientes a pedir por favor, algumas fotografias para oferecer no Natal… a edição dos casamentos e sessões, as reuniões com os clientes do ano seguinte, as sessões de última hora com a família, e temos um mês que passa num estalar de dedos.
Mas foi tão bom, tão aconchegante… Depois de um 2014 atribulado, pedia que 2015 fosse bom comigo, me trouxesse histórias bonitas, momentos felizes com as minhas pessoas. Era um pedido cheio de esperança num ano novo!
Sem pensar em grandes resoluções, fiz uma lista de pedidos e algumas coisas que queria mudar em 2015. Pensei em ler mais, em planear viagens, em exercitar mais o corpo e a mente. Não consegui ler quase nada, viajei apenas para Lanzarote para uma semana fenomenal, e consegui dedicar-me ao Pilates e sentir a mudança no meu corpo e na mente.
2015 acabou por ser um ano em que pus um pouco a máquina de lado, depois de um projecto de 365 dias a fotografar em 2014. Carreguei-a apenas em alguns momentos pontuais do ano e claro, para trabalhar. Passei de um arquivo de fotografias pessoais em 2014 de mais de 10 mil fotografias, para menos de 3 mil este ano.
Dediquei-me a estar mais presente e a registar menos, porque às vezes também sabe bem. Decidi-me a parar sempre que era preciso, nem que fosse só porque sim. Parar para estar com quem é mais importante para mim. Parar para passar tempo com essas pessoas de coração aberto, e não apenas de fugida. A nossa vida passa, corre, foge-nos pelos dedos, se não prestarmos atenção. E quero recordar-me sempre dos momentos felizes com as pessoas que fazem parte da minha vida.
Juntei amigos cá em casa algumas vezes, visitei outros que estão longe, organizei o brunch mais atribulado e feliz de sempre, fui passar uns dias de férias com alguns amigos e fui num pé e vim no outro ao melhor e mais bonito jantar de Natal. E assim o coração fica cheio e preparado para mais um ano!
Este blog foi ficando esquecido aos poucos, porque tudo o que havia a fazer intrometia-se sempre, e apenas havia tempo para ir partilhando o que faço profissionalmente. Às vezes nem tinha sobre o que escrever, outras vezes batiam as saudades, mas rapidamente o trabalho me chamava à atenção e eu tinha de regressar.
Não sou de fazer grandes planos, não sou de pensar no futuro, porque desde sempre percebi que o segredo para mim está em não baixar os braços, fazer o que gosto, porque sinto que é o que devo fazer, e o Universo se encarregará de fazer o resto. E já lá vão 35 anos disto.
E para 2016 tenho apenas algumas coisas pensadas. Logo se vê. Um dia de cada vez, serão 365 portas a abrir, uma a uma. Mas pelo menos em algumas dessas portas, quero que estas coisas estejam por lá:
Quero dar início a um novo projecto 365;
Quero reformular algumas coisas na Hello Twiggs;
Quero que a Menina Lisboa volte a acordar;
Quero voltar a exercitar mais o corpo e a mente (já que no reboliço do trabalho, desde o verão que essa parte está um pouco esquecida);
E quero continuar a ter tempo para as minhas pessoas, para me dedicar a elas, para as fotografar, para as fazer felizes, porque só assim serei uma pessoa mais feliz também.
Tudo o resto seguirá como deve seguir!
Um brinde a todos os que estão aí desse lado, que ainda gostam de ler o que escrevo, que aguardam pacientemente pelas fotografias, e que me deixam as palavras mais bonitas. Que este 2016 nos traga tudo a que temos direito, com muito amor à mistura, gargalhadas sonoras, lágrimas de felicidade e aventuras escritas no nosso coração e memória.
Inês says
Boas palavras, boas resoluções :) Cheers!
Alexandra says
Que seja um 2016 de dias bem vividos. Erros, aprendizagem e conquistas!
MissLilly says
Ja sabia que ia adorar este post! Foi um ano em cheio sem duvida. Em termos profissionais tens crescido imenso, mas acima de tudo acho que este ano foi um ano de alcancar a paz interior e simplesmente aproveitar cada momento. O tempo e sem duvida o nosso bem mais precioso e ha que aproveita-lo em pequenos momentos especiais com as pessoas que mais gostamos. E pareceu-me que este ano conseguist isso mesmo. Que venha 2016 com momentos igualmente bons e muitos sorrisos :D