Hoje trago-vos um tema diferente do habitual! Mas como gosto que este blog seja um pouco lifestyle, e não apenas focado em fotografia, hoje o tema é alimentação! Apesar de no final do ano, não fazer parte da minha wishlist e planos para 2015, de forma natural fui introduzindo algumas mudanças cá em casa, no que toca ao que entra na cozinha e ao que cozinho, e queria partilhar convosco para ouvir as vossas opiniões.
Vivendo sozinha, estas decisões acabam por ser sempre mais fáceis porque não é preciso conciliar gostos ou necessidades gastronómicas com ninguém. E é curioso que tem sido uma descoberta e uma aventura também!
Já agora, aproveito e partilho convosco alguns hábitos saudáveis que tenho vindo a praticar, sobre os quais a minha amiga Raquel falou aqui, e que me parecem fazer sentido neste post também!
A verdade é que apesar de saber que sou uma sortuda, porque não preciso de ter grandes cuidados na alimentação para manter o peso que tenho, sempre procurei fazer uma alimentação saudável ou diversificada. Evito algumas coisas, porque sei que são más e me fazem alguma confusão comer como fast-food (principalmente de hamburguers e afins), fritos (pelo menos aqueles que parecem molhados em óleo) e poucos molhos utilizo (azeite é coisa que se vai cá em casa num abrir e fechar de olhos).
Há cerca de dois anos deixei de consumir lacticínios, mas uma vez que não sou intolerante, o que ficou mesmo para trás foi o leite de vaca (vou alternando entre o de arroz, amêndoa e aveia), os iogurtes (abrindo uma exceção pontual para o iogurte grego quando este está nos menus dos brunches), e mais ocasionalmente os queijos.
Mas claro, aqui esta vossa amiga tem alminha bem portuguesa e como tal não resisto a um belo repasto de enchidos, queijos e um bom vinho! Ainda que felizmente para a minha saúde, isto aconteça pontualmente! Mas quando acontece, sinto-me tão feliz! É uma barriguinha portuguesa, com certeza! E as raízes não são para renegar!
Apesar de tudo isto, este ano decidi evitar a carne. Também aqui não sou extremista, e trata-se apenas de procurar alimentar-me melhor, evitando algo que sei que não será a melhor opção para mim. Ainda assim, não deixei totalmente a carne, e se estiver a almoçar/jantar fora e se me apetecer como carne. Mas cá em casa tenho evitado ao máximo, aliás desde o início do ano que não comprei carne alguma, à exceção… vá, sexta perdi-me por um saboroso frango assado! Mas foi só, está bem? E olhem que já lá vão quase 3 meses e ainda não fui ao talho!
O que faço é simplesmente procurar outros alimentos que possam dar-me a proteína necessária e felizmente para mim há imensa variedade, não sendo eu esquisita (a única coisa que não gosto de comer é beterraba), o esforço tem sido quase zero. Se tiver de apontar alguma dificuldade, acho que é mais uma questão de hábito do que outra coisa. Porque sempre me habituei a comer qualquer coisa com peixe ou carne. Um deles estava sempre presente no prato, e agora nem sempre estão, uma vez que continuo a comprar peixe. Por vezes fica a ideia de que se está a comer um prato incompleto, mas arruma-se essa ideia para o lado, porque depois de tudo comido, a verdade é que estou mais do que saciada e a fome não aparece tão cedo.
E porque o Pinterest é um dos nossos melhores amigos, decidi partilhar convosco algumas das receitas que me deliciam, umas já experimentei, outras estão em lista de espera! E podem espreitar aqui todas as outras receitas que tenho vindo a juntar para um dia experimentar!
O que acham destes pratos? E por aí pelas vossas casas? Como é que se alimentam?
Catarina says
Eu também saltado a carne ultimamente… à excepção quando vou ao ninho dos papás.
Tenho andado a descobrir o tortelini de ricotta e espinafres. O Lidl tem umas boas receitas.
Leite não consigo deixar, mas ando com vontade de experimentar o de amêndoas, é bom?
E o ginásio??? tens ido???
Quando é que vens a uma aula de yoga comigo???
Beijinhos desaparecida da Silva
claudia says
Olá :) O leite é fácil deixar, porque na realidade não deixas… apenas o substituis. Eu bebo imenso leite, ao pequeno-almoço, ao lanche e às vezes à noite. Nem sempre claro, mas diariamente consumo e não tive qualquer dificuldade. Adoro todos, e os meus preferidos são consoante as marcas! Mas entre o de arroz, de aveia e de amêndoa, algum hás-de gostar! De evitar o de soja, porque a soja não deve ser consumida diariamente e julgo que é muito processada para fazer o leite. E sim, tenho ido 2x/semana ao ginásio: Pilates e Body Balance… curiosamente fiz Yoga uma vez apenas, mas o Balance é Tai-Chi, Pilates e Yoga, por isso, estou familiarizada com as posições. Temos de combinar!! Beijinhos!
Analog Girl says
É curioso que também desde que estou sozinha que como muito menos carne (se bem que já comprei umas 3 ou 4 vezes, pronto, mas maioritariamente é para visitas porque ainda não estou tão boa na cozinha vegetariana que a consiga servir aos convidados, mas quero crer que é uma questão de tempo), e confesso que me dá um gozo enorme cozinhar de mim para mim. Posso experimentar tudo, os limites são apenas os meus. :)
Fiquei a babar com estas fotos, tenho mesmo de experimentar algumas.
claudia says
É mesmo isso, os limites são apenas os teus e por isso é uma aventura! Experimenta, mistura, e vai vendo o que mais gostas! Mas principalmente experimenta combinações novas! Pesquiso imenso e junto imensas ideias e quando vou fazer compras, vou a esta pasta do Pinterest onde tenho as receitas guardadas para fazer as compras certas! Um beijinho!