E assim chegamos ao fim de 2014, deste projecto de uns longos 365 dias a fotografar diariamente. Um projecto que acabou por retratar um ano, que não tendo sido dos mais felizes, foi um ano especial. É certo que houve momentos de sabor bastante amargo, mas foi um ano de mudança… uma enorme mudança, a todos os níveis. E quem me conhece, sabe que há em mim sempre uma ponta de excitação com a mudança.
Aliás uma das questões com a qual me debato pessoalmente, é precisamente quando chego aquele momento em que acho que estou no mesmo “sítio” há demasiado tempo.
Olhar para cada uma destas imagens de todos os meses que fui aqui partilhando é intenso, é especial, é emotivo. Lembro-me de cada momento, de cada dia e altura. Lembro-me das fases que fui passando, a excitação daquele momento, a alegria ou ansiedade, ou tristeza noutros.
A todos os que gostam de fotografar, independentemente do que sabem acerca de fotografia, os seus aspectos técnicos, ou até do equipamento que têm, lanço-vos o desafio de se desafiarem. Olhar para trás e ver um ano inteiro retratado vale a pena. Olhar para cada uma destas imagens e lembrar o esforço que foi tão grande em alguns dias, o que aprendi, o que me desafiei… vale a pena.
Contar um ano em 365 imagens vale a pena.
Dezembro foi um mês cheio de coisas boas, como não poderia deixar de ser. Foi o mês do meu aniversário, que foi passado entre amigos no Chiado num dia absolutamente maravilhoso. Foi o mês em que regressei ao Porto duas vezes, para celebrar o Natal com os amigos e depois do Natal passado com a família em Leiria, regressei novamente ao Porto para a passagem do ano.
Consegui estar com amigos, assistir ao concerto do David Santos (Noiserv) em modo intimista no Teatro S. Luís em Lisboa, e dos Oh Honey no Plano B no Porto. Consegui confirmar mais uma vez que o Inverno em Lisboa é uma delícia para os meus olhos e era assim que me sentia quando tinha um pôr-do-sol destes à minha frente – deliciada.
Continuei a experimentar os auto-retratos, e apesar de a esta altura já todos estarão fartos de ver esta perspectiva de mim (do nariz para baixo), foi um desafio que sinto ter sido alcançado. Estar à vontade em frente à máquina não é fácil e é claro que nunca sai bem à primeira (nem à segunda, terceira ou quarta vez…).
Obrigada a todos os que foram passando por aqui, deixando os vossos elogios, e palavras de motivação. Sem saber por vezes quem está aí desse lado, sei que alguém se há-de inspirar com o que escrevo, com o que partilho e é por isso que aqui estou.
Que 2015 seja bonito, seja feliz e com as aventuras que eu preciso!
365 Project / Google+ / Facebook / Instagram / Pinterest
Sílvia says
Antes de mais BOM ANO :) Que bom é ver que num ano em modo “montanha-russa” tenhas criado algo tão maravilhoso e teu! O projecto é um dos mais bonitos que já segui e vi, vê-se um pouco de ti em todas as fotografias da tua forma única de veres o mundo. Que 2015 seja um ano em cheio, e se chegarem as mudanças que sejam só as boas, por aqui também se esperam muitas, só espero que me tragam mais coisas boas do que tenho agora!
Um grande beijinho,
Sílvia.
Dulce says
Também gostei muito de ir acompanhando este teu projecto e concordo que desta forma conseguimos ter uma noção mais clara do que foi o nosso ano e lembrarmo-nos do que aconteceu naquele dia em particular através da fotografia que nos serviu para avivar a memória.
Desejo-te um excelente ano Cláudia, pareces-me uma pessoa boa e tenho a certeza que coisas fantásticas vão acontecer-te :)
Beijinhos
MissLilly says
Concordo contigo! e importante sabermos aceitar desafios, sair da zona de comforto, nem que seja para descobrirmos por exemplo uma nova paixao. eu quase sem pensar no caso tenho tirado fotos todos os dias, ou com a maquina ou com o telemovel, mas por exemplo comecei a explorar longa exposicao (com -1 na rua!!!) porque era algo que nunca tinha feito. Tb comecei a tentar fotografar pessoas na rua que estao distraidas – pq assim as apanho em forma natural e pq tenho vergonha de ser apanhada haahahhaah.
Adorei cada momento incluindo o teu self-portrait. Sei que foi um ano muito marcante para ti e tenho a certeza que 2015 vai trazer muitas surpresas e desafios bons :D
FotoMarg says
You made it. Congratulations.