Quem trabalha como freelancer sabe que, dependendo da área em que trabalha, é muito possível que tenha de trabalhar aos fins-de-semana e feriados. Que esta coisa de folga nos dias habituais (sábado e domingo) é coisa que não nos assiste. Por isso, é preciso arranjar durante a semana essa folga que nos fará recuperar energias, arejar a cabeça, desligar do trabalho e ocupar o tempo com quem gosta de nós, com as coisas de que gostamos, ver o que não conseguimos ver ainda, visitar o que queríamos há tanto tempo, ou simplesmente perdermo-nos no tempo, porque um dia sem relógio sabe sempre bem.
Mas quem trabalha em casa conhecerá tão bem a dificuldade de desligar durante a semana. Basta às vezes acordarmos e sentarmo-nos ao computador com a desculpa de que se vai ver só qualquer coisa. E depois liga-se o mail só por curiosidade e quando se dá conta já são 4 da tarde e não se gozou tempo livre nenhum. E também não se trabalhou mesmo a sério.
A sensação de chegar ao final do dia e sentirmo-nos cansados, mas nem por isso conseguirmos identificar o que fizemos nesse dia, é uma sensação muito estranha de se gerir. Mas precisamente pela acumulação de cansaço depois de um ano de trabalho, pela dificuldade em nos concentrarmos, em nos organizarmos da melhor forma, e ainda com o peso na consciência de que estamos atrasados com algo (ou muitos “algos”), devemos forçar estas folgas. Mesmo atrasados no nosso trabalho, se estivermos cansados é certo que será pior.
Este ano tentei implementar uma regra – ao domingo não trabalhava. E assim aconteceu, salvo algumas exceções, mas acho que foi até uma regra bem sucedida. E de facto descansar ao domingo é ótimo. Não há qualquer pressão de ver sequer o mail. Não temos obrigação de fazer coisa alguma, porque é domingo. É um dia plenamente aceitável para se fazer rigorosamente nada!
Já durante a semana a coisa é sentida de forma diferente. Então e quando se trabalha ao fim-de-semana e quer-se/precisa-se desesperadamente de uma folga durante a semana? Como fazer para nos contrariarmos? Bem, combina-se com alguém que sofra do mesmo “problema” que nós e “forçamo-nos” a passar o dia todo fora de casa… a comer, a passear, a fotografar, a conversar e rir!
Por isso, eu e a Susana Gomes (cujo trabalho é bonito bonito e devem espreitar aqui!) marcámos logo nas nossas agendas que neste dia seria para estar fora de casa! E claro aproveitámos para nos fotografarmos uma à outra… Alguém já experimentou fotografar um fotógrafo? É fácil? Não, claro que não! Somos as piores pessoas para tal tarefa!
Mas fora essa questão, com o passeio agendado é certo e sabido que se chega a casa com a cabeça arejada, com a sensação boa de termos descansado, de termos estado com uma amiga, de termos aproveitado esta cidade e um dia lindo de outono!
Portanto, tendo apenas como ponto de partida o pequeno-almoço no La Boulangerie, continuámos para a Avenida 24 de julho à procura d’A Pequena Galeria, mas que estava fechada. Continuámos em direcção à Ribeira quando decidimos ir almoçar ao Lx Factory, ao Burguer Factory (ver e salivar com as fotografias!) e visitar a Wish, uma loja onde apetece comprar tudo.
Dali rumámos à Baixa onde deambulámos pelas ruas, entrando e saindo de lojas, procurando retrosarias, procurando esta e aquela loja. E assim se passou um dia que soube a domingo, mas que era terça-feira.
Podem ver aqui as fotografias da Susana.
MissLilly says
Lindas! As vezes (muitas vezes) são precisos dias assim, com amigos a celebrar o que Lisboa tem de melhor. Tenho a certeza que é excelente para a criatividade :)
claudia says
Se é Miss Lilly, se é!! Dias destes deviam ser tirados todas as semanas! Lisboa é bonita demais para não ser aproveitada!
somebodyelsa says
gostei muito deste relato. um bocadinho de inveja dessa terça-feira :)
claudia says
Ahaha :) Foi sem dúvida uma bela terça-feira! Porque ser freelancer tem destas coisas… às vezes apetece ficar a dormir até tarde ao sábado como as restantes pessoas, mas não se pode e em vez disso trabalham-se 12h. Mas para compensar, depois podemos gozar um dia destes assim durante a semana! Bem sabemos que o tempo às vezes teima em estar melhor durante a semana!
sara (kanpai) says
aahhh que coincidencia! a susana foi minha colega de faculdade! mais uma arquitecta desviada (e certamente muito mais feliz)!
quebrar as rotinas e os pequenos prazeres de domingos as tercas-feiras sao do melhor no mundo. belo passeio!
beijinhos!
claudia says
Olá Sara!! Que coincidência tão grande! Este mundo é mesmo pequenino! Mas sim esta quebra de rotinas soube pela vida e têm de acontecer mais vezes! Um beijinho enorme!
Susana Gomes says
É sempre tão bom! E depois agora a ver as fotografias fica mesmo aquele gostinho a “dia-que-soube-a-férias”. Bora lá desbravar mais recantos da cidade de máquina na mão, que fomos feitas para isto. ;) Adorei as fotografias, amiga.
claudia says
Foi mesmo bom e o que andámos neste dia… :) E ficámos sem ir à Rosa Pomar! Da próxima vez não pode faltar!! E sim,vamos apontar para outro bairro e partir à descoberta que deve haver muita rua para descobrir ainda! Um beijinho grande!!
Susana Gomes says
Sara, fui espreitar o teu blogue para ver se te reconhecia, mas não consegui.
Mas percebi que vives em Londres, que bom – espero que também feliz pelo caminho desviado ;)
Eu não poderia estar mais! Um beijinho.
sara (kanpai) says
Ola’ susana! Pois, n tenho muitas fotos minhas no blog… se e’ que tenho alguma! Mas sim, estivemos na FAUTL ao mesmo tempo, mas sempre turmas diferentes. Sim, muito feliz por Londres! Tudo de bom para ti!