Quem me conhece, sabe bem que o meu nome do meio poderia muito bem ser Lisboa. Adoro esta cidade com todas as minhas forças, esta luz que cai sobre os telhados laranja, este rio que eu vejo assim que saio de casa, a brancura das paredes de Lisboa, misturada com os padrões coloridos dos azulejos, das portas e janelas que já viram melhores dias, mas que é assim que têm tanto charme…
Adoro o bairrismo dos bairros típicos, os eléctricos antigos que ainda passam no meu bairro, os Pastéis de Belém no fim da rua, e como em Lisboa, é possível ter-se acesso a tudo que é expectável numa capital europeia, mas ao mesmo tempo viver-se num bairro onde sabem o meu nome, o que faço, onde eu cumprimento as pessoas quando passo na rua, onde sabem que o meu café é sem açúcar, onde trato as pessoas da mercearia, dos CTT, do café pelo nome. Há anos que me ouço dizer que em Portugal, só consigo viver aqui nesta cidade. Não nasci cá, não estudei cá, mas mudei-me para cá quase há 9 anos. E sinto-me lisboeta.
E agora vamos ao que sinto em relação ao Porto e a uma confissão. Nunca adorei o Porto… sem o conhecer. Visitei o Porto com 13 anos numa qualquer visita de estudo às caves do Vinho do Porto, com direito a passeio num rabelo (como qualquer criança o terá feito neste país), e só regressei muitos anos mais tarde em trabalho. Sendo que estas visitas eram de chegar e abalar logo de seguida. Por uma vez apenas passeei num domingo, depois de ter fotografado um casamento no sábado. E por ocasião desta sessão, pude ir à Foz e a Serralves.
Aos poucos, muito pelas redes sociais, fui conhecendo mais e mais pessoas do Porto ou que vivem no Porto. Fui lendo cada vez mais posts daqui e dali sobre um Porto que desconhecia, um Porto que tinha galerias, cafés bastante acolhedores, restaurantes giros com conceitos diferentes, lojas giras com coisas diferentes, lojas com coisas em segunda mão, um Porto diferente, criativo, com um espírito muito eclético. Confesso que comecei a ficar cada vez mais curiosa em relação ao Porto. A barreira estava a começar a quebrar.
E depois as pessoas que ia conhecendo virtualmente chamavam cada vez mais a minha atenção para este Porto. E comecei a ficar com uma enorme vontade, curiosidade e ansiedade em conhecer mais desta cidade e estas pessoas.
Esta semana, por causa do Bodaf, tive essa oportunidade. Depois de um dia em conferências com ilustres fotógrafos de casamento que adorei ver ao vivo e ouvir falar, como o Pablo Begléz, Seráfin Castillo e o Sean Flannigan, fui ter com as pessoas que tanta curiosidade tinha em conhecer. Jantei com a Raquel, o Fred e a Raquel Caldevilla numa noite fria de outono, mas que de nada teve de fria, de tão animada que foi a conversa.
No dia seguinte, a doce Raquel mostrou-me um bocadinho do seu Porto que nos acolheu de forma chuvosa e cinzenta, mas que ainda assim nos deu tréguas nas horas em que precisámos. Começámos o dia pela Leitaria do Paço (aqueles ecláirs… como resistir? Não se resistindo, não é?), depois um passeio pela baixa até à Ribeira, passando pela Rua das Flores, Rua do Almada, um almoço na Sandeira das Galerias Lumiére, uma visita à Coração Alecrim, à Ó galeria, um café na Casa de Ló, umas comprinhas na Workshops Pop Up e sem esquecer uma visita à belíssima Livraria Lello.
Um dia cheio de coisas bonitas, de boa conversa, de descoberta de um Porto que me fez render aos seus encantos, ao seu espírito bairrista, ao seu aconchego de andar a pé e chegar a todo o lado. Entretanto a noite caiu e chegou a hora de regressar a Lisboa… e pela primeira vez tive pena de ir embora. Pela primeira vez fiquei com aquele gostinho amargo que sentimos quando estamos a gostar de estar num sítio e de repente chega a hora de nos despedirmos desse sítio. Não estava à espera disto…
Mas claro, quando assim é, planeia-se a próxima visita para que as saudades não aumentem demasiado. Ai Porto, Porto… o que foste tu fazer!
E claro, tenho de agradecer à Raquel Graça, ao Fred Gomes, à Raquel Caldevilla, ao Pedro e à Joana o carinho com que me receberam e me fizeram sentir em casa!
sara says
eu confesso também tinha esses sentimentos em relação ao porto antes de começar a ir lá mais vezes…é daqueles cidades que cresce em nós :)
claudia says
É tão engraçado perceber que não era a única com esta implicação com o Porto! Mas realmente é isso, cresce em nós e desta vez cresceu bastante!
Rodrigo Vargas says
Muito bom!
O Porto é espetacular, mas assim tem outra pinta :)
claudia says
Oh se tem Rodrigo!!!! :)
Ana Pinto says
Adorei as fotos, lindas cores. O Porto é uma cidade que ando para visitar há muito, mas está difícil :) beijinhos
claudia says
Ana, sendo assim acho que deves agarrar em ti e ires passear para o Porto num fim-de-semana! O Porto até com chuva é bonito!! Beijinhos!
Ashley says
Ando com uma vontade imensa de regressar ao Porto! Vejo tantos sítios novos e giros para experimentar! :)
claudia says
Pois, eu acho que de facto o Porto tem crescido imenso, e cada vez mais tem coisas giras para visitar e experimentar! Acho que deves mesmo regressar ao Porto e matar essas saudades que devem andar por aí! Beijinhos!
Ana says
Oooohhhhhh!!!!! Foste apanhada!!!! Ihihihihihihi!!!!!! Caganda chatice!!!! Não é lindo o meu Porto? E as tuas fotos estão fantásticas. Vou roubá-las todas e colar na minha parede! ;)
O Porto é mesmo assim, consegue ser ainda mais bairro que Lisboa. O Porto é acolhedor, as pessoas são simpáticas e amigas para a vida!!
claudia says
Bolas, fui mesmo! O teu Porto é bem giro! Foi exactamente isso que me apanhou Ana… a sensação de bairro. E eu não estava à espera disso! Um beijinho grande!
Ana Pina says
Eu sou suspeita, claro, mas… ♥ Que fotos lindas!!
Ainda bem que gostaste da visita :)
claudia says
Olá :) Pois, és um bocadinho suspeita sim! Mas olha adorei mesmo e tenho de regressar!
Fred says
Ora essa, não tens nada que agradecer :D Eu gostei muito de te conhecer e fico mesmo feliz que te tenhas perdido de amores pelo nosso porto <3
Agora volta lá que soube a pouco!
Beijinhos,
Fred*
claudia says
Fred Fred, perdi-me mesmo de amores e não sei o que faça agora! Por esta não estava nada à espera! Realmente aquele cominho de vinho depois do jantar soube mesmo a pouco, temos de repetir e depois contas-me tudo sobre Berlim!! Beijinhos!
Ju says
Tal como tu, Lisboa podia ser o meu nome do meio, adoro esta cidade do fundo do meu coração. Visitei o Porto uma só vez e fiquei rendida..adorei a cidade, mesmo, fiquei muito surpreendida pela positiva..e agora que “conheço” através deste maravilhoso mundo tantas pessoas bonitas e talentosas a cidade ainda ganha mais encanto :) *
claudia says
Ju, acho que este mundo maravilhoso de blogs que nos abrem as portas a sítios e cidades vistas por outros olhos é de facto fabuloso! E eu estava com essa sensação em relação ao Porto! Que ia gostar, que ia encontrar muitas coisas giras! A visita soube a pouco, mas mesmo com chuva, mesmo cinzento… adorei o ambiente acolhedor e as cores que encontrei!
MissLilly says
Adorei tudo! Confesso que era como tu, pouco ou nada conhecia do Porto e tirando a imagem postal da ponte achava que nao era nada de especial. Mas tal como em Lisboa, o Porto tem-se reiventado e surgem coisas novas e giras de se explorar. Fui com uns amigos ao Porto e gostei imenso do que vi e do que explorei e aposto que nem conheci os cantinhos locais todos :)
Adorei as portas coloridas :D
claudia says
Exacto Miss Lilly, o Porto tem-se reinventado e de uma forma que me agrada tanto! Porque às vezes as cidades reinventam-se e nem por isso nos identificamos muito com essas mudanças! Mas neste caso, identifico-me imenso e quero tanto regressar e conhecer mais este Porto! Mesmo cinzento, achei o Porto colorido! Um beijinho!
check out fashion says
As fotos estão lindas, parabéns. Também tenho o mesmo sentimento em relação ao Porto. Talvez por ter visitado quase sempre no inverno e com chuva. Um dia tenho que voltar e espreitar estes recantos tão bonitos que mostras. Beijinhos.
http://checkout-fashion.blogspot.com/
ana matos says
Bom dia,
Primeiro que tudo, muitos paarabéns pelo seu trabalho. Adoro visitar este blogue que tem sempre sugestões maravilhosas e fotografias magnificas.
Depois gostaria de saber se me pode informar onde fica o espaço ou loja onde tirou a foto da mesa com a estanto e a mse com coisas de cozinha, canecas pratos…
Obrigada e mais uma vez Parabéns.
beijinho
claudia says
Olá Ana, como está? Obrigada pelo seu comentário, é sempre tão bom receber esses elogios! Quanto ao que pergunta, a loja é a Workshop Pop Up, facilmente encontrará no Google a morada :) Um beijinho e mais uma vez obrigada pela sua simpatia!