Muito pensei antes de escrever este texto, se o deveria escrever ou não. E mesmo depois de ter decidido escrever e ter começado a escrevê-lo, sei que muitas vezes vou apagar o que escrevi e escrever de novo. Procurar as palavras certas, medir o que se diz para não dizer demasiado e não expor demasiado, encontrar o equilíbrio certo.
Desde que comecei este blog, que está a dois dias de celebrar os seus 5 anos de existência, até ao dia de hoje, tanto mudou na minha vida, tantas foram as ambições, os desafios alcançados, as frustrações, os dias felizes e também os menos felizes. Ao longo destes 5 anos fui partilhando um pouco da minha vida, abrindo assim as páginas do que queria, do que sonhava, do que via, do que se ia passando e que de alguma forma contribuíam para hoje estar onde estou.
A verdade é que quando se começa a partilhar um pouco da nossa vida, acredito que se deva fazer com a medida certa. Nem se partilha demasiado porque há um lado que é só nosso e dos nossos, mas por outro lado também não quero partilhar apenas as coisas absolutamente maravilhosas, deixando de lado as que não são tão maravilhosas, mas que dão o seu contributo para o resultado no final de mais um dia que passa. É a medida certa.
E hoje achei que deveria escrever sobre a mudança. A mudança que surge devagarinho, quase sem nos apercebermos, que se instala suavemente e cresce ali ao nosso lado. A mudança que surge por vezes disfarçada de outras coisas e quando damos por ela, já temos tudo tão diferente que só nos é pedido uma coisa – coragem. Coragem para aceitar que algo mudou e uma decisão tem de ser tomada.
Esse momento chegou durante este mês de agosto. E por isso, por ter havido essa coragem é que escrevo hoje de uma casa que passou a ser maior porque vivo apenas eu. Uma casa que passou a ser bastante mais espaçosa, ainda que continue a dividir com este rapaz, que tem de se habituar a esta coisa moderna da guarda partilhada.
Ainda assim, e do que me conheço, sei bem que esta mudança trará coisas boas e que traz já alguma excitação. Excitação pela mudança, pelos dias diferentes, pelos planos novos, por todas as decisões que agora não são divididas, mas apenas tomadas por mim. Excitação por se ter fechado um capítulo que conhecia tão bem, e aberto outro que não sei onde me levará.
E até porque continuo a acreditar que tudo acontece por uma razão, e que o mais importante é manter o coração aberto e a mente livre. O que surgir vai surgir por bem e a felicidade começa em nós.
Ana says
Vejo sempre a mudança como uma coisa boa, ou uma coisa menos agradavel que nos levará a uma coisa boa. O que é preciso é pensamento positivo e bola prá frente!! (e de resto se precisares, já sabes onde me encontras!)
claudia says
Acredito no mesmo, que a mudança é uma coisa boa, mesmo que no início possa nem sempre ser percepcionada dessa forma. De qualquer forma, te de começar em nós e claro se precisar de alguma coisa, já sei onde encontrar companhia para umas risadas que por sinal a última vez do nosso café já foi há demasiado tempo, menina Ana!! :) Um beijinho!
Gina Palha says
Nestas coisas da mudança, do novo caminho, da nova vida que enfrentamos lembro um poema que me diz muito. Hoje dedico-o a ti:
Recomeçar, Miguel Torga
“Recomeça….
Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças…”
Que os passos que hoje dás nesta nova direcção sejam imensamente felizes.
Beijinhos criativos!
claudia says
Gina Gina Gina… este poema é maravilhoso! Ainda no outro dia conversava com alguém que não conseguia muito bem ler poesia, comprar um livro de poemas para ler. Faz-me falta a prosa, o enredo e o prolongamento da história por várias páginas. Mas este poema hoje veio no momento certo! Obrigada pelo carinho! Um beijinho!
Catarina says
A mudança aconteceu, e a coragem para ver nela uma coisa boa está bem patente. Por isso, a partir de agora, será novidade, excitação, aventura. Tudo de bom! :) *
claudia says
Obrigada Catarina!! Espero que sim e é por isso que anseio! Um beijinho!
Sara says
O título do post atraiu-me, porque mudança e coragem são duas palavras que me atraem muito. Fizeste-me lembrar de uma frase de que gosto muito: “O segredo da felicidade é a liberdade e o segredo da liberdade é a coragem”. As fotografias estão fantásticas Cláudia! E as palavras transferem-lhes humanidade. Gostei muito de ler. Sou cada vez mais fã do teu blog :)
claudia says
Minha querida, gostei muito da tua frase e do teu comentário! Fico feliz por teres gostado das fotografias e por teres gostado de ler! Um beijinho grande!
sofia says
gostei muito do teu post.
saber tirar vantagens de situações menos alegres é sempre um bom ponto de partida.
tudo de bom**
claudia says
Obrigada Sofia! Também acho que sempre que possível é por aí que se deve começar! Um beijinho!
Ju says
pareces calma e feliz e isso é o mais importante :) *
claudia says
Obrigada Ju! ***
rui says
fresh starts and new beginnings are beautiful things. even if scary. beautiful. godspeed.
claudia says
Rui Rui…. E não é que em 5 anos terás sido o primeiro homem a deixar aqui um comentário? Até eu fiquei surpreendida e nem percebi logo quem eras! :) Entretanto já ri às gargalhadas com o teu blog que já não visitava há algum tempo. A tua frase resume o meu estado de espírito na perfeição ;)
MissLilly says
Ohh bem acredito que este post t custou a escrever. Sem dúvida q es corajosa. Acho q tudo acontece por uma razão e certamente será uma boa fase. De muita descoberta e de aventuras novas. Beijinho bem grande :)
claudia says
Descoberta e aventuras novas é o que se quer! Um beijinho grande Miss Lilly!
check out fashion says
Que esta nova fase traga tudo de bom! Aproveita cada dia (nem que seja por um momento) com algo que gostes mesmo de fazer!
Muita coragem e um grande beijinho.
http://checkout-fashion.blogspot.com/
claudia says
E há-de trazer com certeza! E ainda por cima com a sorte de fazer todos os dias aquilo que gosto! Beijinho grande!!
Ana Leal says
Sim, já se sabe que é difícil…
Mas é extraordinário todo o potencial destes NOVOS dias. E o melhor?! Depende só de ti decidir o que queres que cada dia seja.
Eu desejo que continuem a ser passadas diárias cheias de beleza e de felicidade!
Passeios de bicicleta? Conta comigo :)
Ana
É bom parar e recomeçar vezes sem conta em todos os aspectos da nossa vida!
claudia says
Oh Ana, obrigada!!! Aho que sim, o potencial é sem dúvida extraordinário e isso é excitante!! Um beijinho enorme!!
andrea says
quem dera a nós que todos soubessem tomar grandes decisões com a mesma paz de espírito e com a mesma noção de que no fundo do que precisamos é de paz, mesmo que com venha mais espaço, guarda partilhada mas um coração calmo…
claudia says
Um abracinho forte para ti minha querida!!!
Andreia Pinto says
Recomeçar é sempre uma boa forma para nos conhecermos melhor! Ver-nos de uma outra perspectiva, tanto para nós como para a vida.
Concordo quando alguém – neste caso são bloggers – escreve sobre algo ou sobre alguém sem ser muito evasivo, porque afinal de contas todos “nos” lêem e penso que, a nossa intimidade é mesmo isso. É nosso, apenas nosso e nada mais que isso, por mais vontade que tenhamos em desabafar/escrever. Na minha opinião, até acho muito mais interessante e de certa forma inspirador quando leio algo sem grandes pormenores mas com toda a essência, como foi o caso :)
Já agora, as fotografias estão absolutamente maravilhosas. :)
Um beijinho, Andreia
http://pontofinalparagrafos.blogspot.pt
Dulce says
” O futuro é apenas uma maravilhosa interrogação; o seu alvoroço tem o sabor salgado e excitante da luta, o que virá será sempre bom e terrível, sempre qualquer coisa imprevisível que vale a pena ser vivida” – Fernando Namora ( não sei de onde)
A vida é mesmo assim, uma carta fechada, nunca sabemos o que nos reserva mas sabemos que não temos outra alternativa senão levantar a cabeça e seguir em frente … e há coisas tão boas lá mais à frente :)
Um abraço Claudia
claudia says
Bem, alguns frases que me têm deixado têm sido uma surpresa de tão bonitas que são, e a tua é uma delas! Fernando Namora tinha toda a razão… a imprevisibilidade do futuro que vale a pena ser vivido é uma belíssima forma de encarar o amanhã! Um abraço forte e obrigada Dulce!
sara (kanpai) says
um grande abraço claudia para o recomeço! pareces-me calma e com confiança, não tenho duvida que muitas alegrias te esperam no futuro! muitos beijinhos!
e as fotos (e a modelo) estão lindas e o texto tb! muita força!
claudia says
Oh tão bom receber mimos assim! Um beijinho grande grande!!
Analog Girl says
Pensei ter deixado aqui um comentário há dois dias, mas pelos vistos não o fiz.
Queria dizer-te que te sigo silenciosamente há algum tempo e que amei este post e a maneira como encaras esta nova fase da tua vida. Curiosamente, eu também estou a passar pelo mesmo, e aconteceu também em Agosto (acho que anda ai uma conjuntura astrológica favorável se quisermos acreditar nestas coisas) ainda que com alguns detalhes diferentes.
E o que sinto é precisamente isso, um entusiasmo expectante pelo que a vida trará a seguir. Quando algo muda tão radicalmente, um mundo de possibilidades abre-se à nossa frente.
Pareces-me tranquila e isso é sem dúvida o mais importante. Estou contigo menina corajosa. :)
Um beijinho
claudia says
Olá Menina Analógica! Ainda bem que regressaste com o segundo comentário! E ainda bem que também sentes algum entusiasmo, a tranquilidade aparecerá também a seu tempo! Mas sim, parece que agosto foi particularmente difícil! Mas como dizes, há um mundo de possibilidades e resta-nos sabedoria para as apreciar! Um beijinho enorme e obrigada!
marta martins says
Mudar, perder, ganhar… tomar consciência do que é realmente importante, dar-nos espaço para descobrir o desconhecido, aquilo que nunca chegamos a fazer ou sítios onde nunca iríamos se assim continuássemos, a vida é isto, o que foi e o que será… a vida é um mundo e enquanto cá andarmos deve ser vivido! Adoro o blog ;)
claudia says
Olá Marta! Que bom receber o teu comentário e as tuas palavras! Ficam no coração! Um beijinho enorme!
Manuela | Cotton Flower says
Lindo post, maravilhosa coragem de sorrir e seguir em frente :).
Um beijinho
claudia says
Obrigada Manuela! Um grande beijinho!!
Mafalda Beirão says
Cláudia,
Leio o Twiggs há algum tempo mas sou uma leitora meio silenciosa. Tens um daqueles blogs que me inspira tanto e me preenche tanto que, por vezes, nem sei se tenho estaleca para comentar, sabes?
Há uns tempos também eu passei por uma mudança dessas… Há pouco mais de um ano, quase um ano e um mês. E há que abraçar as mudanças da nossa vida com esse feeling mesmo – da mudança, da diferença, de abraçar o inesperado e o desconhecido. Quem nos garante que não vem daí uma boa coisa? Uma boa mudança? Algo pelo melhor? Não sabemos.
É uma porcaria quando nos habituamos às rotinas, ao dia-a-dia, ao lidar a dois e ao fazer a dois. Mas também há rotinas que só podemos fazer connosco mesmas e que reaprendemos nestas situações. Rotinas novas que ás vezes nunca nos passaram pela cabeça e que agora parecem tão certas.
Nem toda a mudança é má. Pode ser um pouquinho dolorosa por ser diferente, por não estarmos habituadas, por não termos a nossa rede de segurança. Mas, afterall, ninguém cresce com os pés sempre no chão, sem saltar no vazio de vez em quando.
Força. Muita força. Porque o futuro só pode ser sorridente!