Primeiro de tudo, e ainda que já tenha anunciado a vencedora do giveaway Instax Mini 8, gostaria de agradecer a todos os que participaram! 98 comentários ao todo, muitas respostas giras, algumas histórias pessoais, algumas frases inspiradoras por gente ilustre, mas que traduzem tão bem a essência da fotografia. Mas claro no meio de 98 uns acabam por “falar” mais alto, e em particular dois comentários me deixaram algo comovida. E entre esses dois, escolhi o da Tatiana Ramos, que escreveu esta história belíssima como se pela voz do seu avô a escrevesse:
“Ela sorria-lhe. Envolta na moldura branca rendada. Estava ali para ele todos os dias. A qualquer hora do dia ou da noite. Bastava-lhe sentar-se na poltrona de veludo roxo e olhar, contemplar, imaginar, sonhar…reviver. Fora aquele retrato, ainda a preto e branco, que lhe permitira avançar pelas ondas da tristeza que o seu desaparecimento lhe provocara. Dez anos tinham passado. Nada poderia apagar aquela dor. Assim como nada poderia apagar aquele momento que tivera lugar há mais de 60 anos. A foto instantânea cristalizara o seu sorriso para sempre. E mesmo tantos anos depois, era-lhe ainda possível sorrir com ela. E amá-la.
– Sim minha querida, estamos de acordo. O presente perfeito para os 18 anos da nossa neta é sem dúvida uma Fuji Instax Mini 8. E tenho a certeza que tu concordas comigo, que tem de ser a amarela! Sempre foi a cor preferida dela! E a tua também. De certeza que herdou o bom gosto da avó. Basta olhar para a vossa fotografia em cima do piano. As duas vestidas de igual com a mesma camisola amarela tricotada por ti. Lembraste? É por isso que este é o presente perfeito. Assim como eu posso continuar a ter um bocadinho de ti neste teu retrato, também quero que a nossa neta possa guardar com ela, de forma intemporal, os melhores momentos da sua vida. E as pessoas que lhe ficarão no coração. E espero que daqui a muitos anos, ela esteja sentada numa poltrona como esta, a observar o retrato daquele avô que lhe ofereceu uma máquina de fotos instantâneas, no dia do seu décimo oitavo aniversário. E que sorria com essa recordação.”
Parabéns Tatiana, aguardo o teu contacto para poder entregar a Instax Mini 8!
Tatiana Ramos says
Oh Claudia!! OBRIGADA! Encheu-me o coração de alegria! nem imagina! :) Muito muito obrigada* um beijinho muito grande*
claudia says
Obrigada eu Tatiana, que me brindou com um texto tão bonito! Adoro estas histórias e é precisamente isso que sinto e as razões pelas quais fotografo. Um beijinho grande!
andrea says
ai que máximo!!! mesmo não tendo ganho eu, adorei a anúncio e o texto!!! PARABÉNS!!!!
Cátia says
Super lindo!!!! Super amoroso!!! Super original!!! :) Parabéns!!! :)
claudia says
Também achei Cátia, e por isso não havia grandes dúvidas a quem entregar o prémio! **
andrea says
mas isto diz-se assim? “tendo ganho eu?” lol correct me if you please
claudia says
Minha querida, sim, está correctíssimo! Quer dizer, não sei se na nossa língua será mais correcto “mesmo não tendo ganho eu” ou “mesmo eu não tendo ganho”… hum, mas olha verbalmente está tudo bem conjugado! Aliás até poderias ter escrito “ganhado”, que continuava a estar correcto :)
Ana Sofia R. says
Parabéns à vencedora e obrigada Cláudia pela oportunidade.
claudia says
Obrigada Ana Sofia ;) Um beijinho grande!
Tatiana Ramos says
Obrigada a todas pelos vossos comentários! Fiquei muito feliz com o prémio, mas devo dizer que fico igualmente feliz com estes comentários tão simpáticos! :) Beijinhos a todas!
Patrícia Ribeiro says
oh :( não posso deixar de revelar a minha tristeza… mas pronto, era porque não tinha que ser assim. Parabéns Tatiana! Que as tuas histórias estejam sempre acompanhadas da magia de uma fotografia! :)
Tatiana Ramos says
Obrigada Patrícia! Acredito que estejas triste porque eu tb estaria! :) um beijinho
claudia says
Pois Patrícia, por mim, gostaria de ter muitas mais máquinas para poder oferecer! Mas outras oportunidades surgirão com certeza! Um beijinho grande e obrigada por teres participado!
Sara Cabido says
Realmente a história está lindíssima. Quase que me vi levada, novamente àquela tarde, em que chorei desalmadada ao ver os primeiros minutos do filme UP da disney. Que mesmo sem conversas, apenas com imagens, me conseguiu deixar muito motivada. Querida Cláudia, desculpa a pergunta, mas mencionaste dois comentários que te tinham tocado. Seria justo (ou correcto) perguntar qual tinha sido o outro que ficou em «2º lugar»?
Um beijinho, Sara ♥
Little Tiny Pieces of Me
claudia says
Olá Sara! Esse filme é lindo, não é? Aliás fui rever o trailer da love story desse filme e fiquei emocionada! Quanto ao que perguntas Sara, poderia dizer realmente quem me fez emocionar também, mas não seria justo para com todas as restantes pessoas que participaram. Prefiro guardar para mim, uma vez que teria de escolher um único vencedor, ainda que gostasse muito de escolher dois ou três, três ou quatro… só um poderia ser, e por isso, essa tarefa já foi cumprida. Grande parte das respostas apelaram a tudo o que gosto que a fotografia seja, outros contaram histórias felizes que poderiam eternizar com as fotografias, momentos felizes, etapas felizes que aí vêm, outros lembraram histórias felizes passadas e a importância de guardarmos os pedacinhos da nossa vida, para que a nossa vida seja lembrada, por nós e por quem nos rodeia… enfim, tantas palavras bonitas. Como fotógrafa, fico muito feliz por saber que a fotografia toca tanto as pessoas. Um beijinho grande Sara e obrigada por teres participado também!
Tatiana says
Obrigada por esse super elogio Sara! Porque esse filme é realmente muito intenso, e saber que consegui transporta la até ele é sem duvida muito bom* obrigada
Carolina says
também tenho de confessar que fico um pouco triste porque meti um bocadinho do meu coração no meu comentário.. mas pronto, outras oportunidades igualmente boas se colocarão :) espero que a máquina vá para um bom lar **
claudia says
Pois, eu sei Carolina! E eu gostei imenso da tua resposta e sei que partilhaste bocadinhos da tua vida, e das tuas memórias! Fiquei ainda com uma enorme inveja da tua viagem deste verão! Mas certamente que outras oportunidades surgirão e que irás documentar muito bem essa viagem! Um beijinho grande!
Tatiana Ramos says
Vou tomar bem conta dela Carolina :) prometido! ;)
MissLilly says
Adorei o texto, os meus parabens. Perfeito! Lindo!
claudia says
Obrigada pelo comentário Liliana! A Tatiana ficará muito feliz com certeza! Um beijinho grande!
Tatiana Ramos says
Obrigada MissLilly! Sabe muito bem este fair-play! :) um beijinho*
Inês Leite Rosa says
Parabéns à Tatiana :)
As palavras, assim como as fotografias, tocam de forma diferente em cada um de nós. Desta vez, foram as palavras da Tatiana que mais encheram o coração da Cláudia. Noutro dia, outras palavras o farão voar. É mesmo assim e ainda bem!
Parabéns à vencedora pelo prémio, parabéns á Cláudia pela iniciativa. Venham mais! ;)
Tatiana Ramos says
Obrigada Inês * Um beijinho