Não querendo aqui fazer qualquer tipo de concorrência a pessoas que sabem de receitas à brava, e ainda de styling e de fotografia de comida, por aqui faz-se o que se pode e o que consegue ir aprendendo e desenvolvendo. E como hoje é sexta-feira, e também porque a nossa laranjeira não pára de nos dar laranjas (houvesse mãos, bolsos e cestos para as guardar!), venho aqui deixar três coisinhas:
1) votos de um excelente fim-de-semana (yay!)
2) estas belíssimas fotografias, que espero que vos deixem de água na boca e com vontade heróica de revelar a Julia Child que há em cada um de vós!
3) e por último, mas não menos importante, a receita para este bolo!
Bolo de Laranja da Lili (que na verdade não sei se é dela, mas foi a Lili* que me deu a receita!)
5 ovos
100gr. manteiga
1 1/2 de açúcar
2 chávenas de farinha
Sumo de 2 laranjas
Raspa de 1/2 laranja
Pré-aquecer o forno a 160º e untar a forma do bolo, polvilhando com farinha (sou um verdadeiro ás nestas duas últimas tarefas!)
Derreter a manteiga com a raspa de laranja e reservar. Numa taça bater as gemas com o açúcar, juntar a farinha, a manteiga derretida com a raspa de laranja, e o sumo das duas laranjas. Bater as claras em castelo e adicionar à mistura anterior. Levar ao forno.
Não tenho a informação do tempo necessário, mas cerca de 20/30 minutos será suficiente. Acontece que o nosso forno é a gás e não tenho nada que me indique a temperatura, pelo que apesar de estar douradinho (douradinho é uma simpatia, porque na realidade já passava disso…), por dentro estava mal cozido ainda, porque exagerei no calor que lhe dei. Mas é suposto ficar bem húmido até e ser delicioso! É fácil de fazer, por isso fica a sugestão!
Ah e como poderão constatar a forma dos meus bolos é sempre a mesma. Um dia compro outra, assim gira, mas esse dia ainda não chegou! Ai a lista de compras, a lista de compras…
* A Lili é uma senhora muito simpática que me apresentou ao meu rapaz cá de casa. E que por acaso até é a mãe dele. Histórias da vida!
diane streicher says
beautiful photos. I love them.
claudia says
Thank you so much!!!
Ju says
Uau, que receita tão rápida e prática, gostei bastante :D vou fazer ** bom fim de semana, iupiiii!
claudia says
É super rápido e simples!! Acho que vais gostar!! Um beijinho e bom fim-de-semana!
Sol de Dezembro says
Que bom aspecto. Adoro bolo de laranja!
Costumo fazer um de laranja que também fica muito bom. Quando o tiro da forma, pico-o com um palito, rego com sumo de laranja, salpico com açúcar e coloco-o no forno (desligado, mas ainda quente) uns 5/10 minutos e fica com uma crosta crocante e húmido no interior, com um sabor a laranja mais intenso.
E se quiseres despachar umas laranjas para a vizinhança, estás à vontade :)
Bom fim de semana!
claudia says
Oh Ana, mas essa dica parece deliciosa!! Vou experimentar, isso tem tudo para ficar ainda melhor! Adoro bolos assim húmidos, e então se tem uma crosta chocante, ainda melhor! Vou tentar fazer compota de laranja e se fizer despacho para aí um frasco ;) Um beijinho!!
Mafalda says
Que aspecto delicioso. Confesso que bolo de laranja (ou qualquer doce de laranja) me faz torcer o nariz. Acho que o meu estômago tem alguma dificuldade em digerir a laranja e fico o dia todo com a barriguita a trabalhar. Mas está com um aspecto tão delicioso que acho que esquecia tudo isso só pra comer uma fatia! :P
claudia says
Pois, se calhar não és muito amiga da laranja, mas olha além de estar pouco cozido, o sabor era muito bom! Tenho de fazer novamente para ver se desta vez acerto na temperatura! ;)
MissLilly says
que bom aspecto!!!! querooo
claudia says
Obrigada ;) Podes sempre fazer durante o fim-de-semana!