na sexta publiquei uma fotografia no facebook que aparentemente fez com que muitas pessoas se relacionassem com ela… ou com ela e o texto, ou só com o texto que a acompanhava! a questão tratava-se do bom que é ter trabalho, muito trabalho, mas que sendo um trabalho que ocorre maioritariamente aos fins-de-semana, não quer dizer que durante a semana se esteja de papo para o ar.
e por isso, apesar de feliz e satisfeita com o facto de ter muito trabalho nesta época do ano, secretamente (ou não tão secretamente) deseja-se que este abrande um pouco para saborear dias livres sem peso na consciência. isto porque, por exemplo hoje seria um dia livre em virtude do fim-se-amana a trabalhar, e não o está a ser. ao fim-de-semana sabe sempre melhor, não sei porquê. talvez me habitue entetanto a fazer dias livres durante a semana, que também tem o seu charme, afinal o resto do mundo trabalha e nós não!
e depois de um fim-de-semana de trabalho, outra semana começa. mais um início de coisas boas, mais trabalho entregue, mais uma sessão publicada (o ritmo tem sido esse), mais dias a fio a editar as fotografias de sessões e casamentos passados, mais emails trocados com potenciais clientes e futuras sessões agendadas.
mas hoje a sensação é de inteira satisfação pelo trabalho que fiz este fim-de-semana. uma sessão com uns pais babadíssimos com os seus gémeos e uma sessão de love birds que se escreveu durante um passeio de tuk-tuk em sintra (say what?!) e foi maravilhoso! se seguirem outros bloggers fotógrafos, todos eles dizem o mesmo, que uma das coisas melhores desta profissão é o conhecer e fazer parte das histórias das outras pessoas que até então não conhecíamos.
e isto parece que sabe ainda melhor, porque habitualmente somos um pouco solitários no nosso dia-a-dia de trabalho, ou seja, trabalhamos sozinhos, por conta própria. não saimos de casa de manhã para um escritório para encontrar colegas de trabalho, com quem falamos sobre o fim-de-semana, combinamos jantares, tiramos dúvidas, desabafamos isto ou aquilo.
e por isso, cada vez que saimos para mais uma sessão, mais um casamento… é uma oportunidade nova. vamos conhecer mais pessoas, vamos registar um pouco da história daquelas pessoas, vamos fazer parte de um momento importante da vida daquelas pessoas. e isso é de facto fabuloso. enche-nos o coração, enche-nos a alma… e enriquece-nos.
mas além disso, sinto falta de dias mais lentos, com tempo para fazer outras coisas de que gosto tanto, como explorar esta minha lisboa, descobrir novos spots (e há tantos novos por aí agora!), mostrar-vos os avanços cá de casa com tanta reciclagem feita e novas descobertas, publicar outras coisas giras que tenho feito… e por aí fora.
mas entretanto o outono chega, a hora muda, chegam novos dias mais curtinhos, mais amenos, a chamar pela manta, pelas velas, pelo chá quente, pelo cheiro a canela dos bolinhos no forno. e apesar de estar em ânsias para esses dias, quando estivermos com chuva pelos “joelhos” vou voltar a sonhar com os dias de verão, soalheiros, e com uma luz de fim de tarde absolutamente mágica, como esta aqui nestas fotografias, num passeio de verão pela serra de sintra. vou sentir falta do pé descalço em casa, do cheiro a sardinhas assadas e de almoçar ou jantar no nosso quintal.
mas até lá, enquanto ainda estamos com um pézinho em setembro com cheiro ainda de verão, desejo-vos uma ótima semana com coisas boas, projectos novos e algum tempo livre para o que quiserem! e por falar em coisas boas e projectos novos, convido-vos a conhecer os dois cantos novos da sílvia, que mudou o blog e mudou de página também!
Ana says
Podendo ser uma vida mais solitária, ainda não perdi a esperança de um dia ser free-lancer!!! E sim, que haja muito trabalho!!!
claudia says
Sempre que houver trabalho, não nos devemos queixar, claro! Mas adoro trabalhar sozinha em casa, isso é um facto! Há coisas que deixas de ter, mas adoro! Para mim é a melhor coisa no mundo a nível profissional! E vais ver que um dia vais conseguir também!!
Sílvia Silva says
Oh! Obrigada Claúdia:) Eu bem sinto essa solidão, e de que maneira! Por outro lado o homem cá de casa trabalha sempre ao fds, por isso esse conceito de semana, manhã, tarde ou noite, para nós há muito que não existe. No entanto muitas vezes sinto-me completamente desfasada do mundo, à parte, não tenho as mesmas horas, não tenho os mesmo fds, nada. Mas é assim mesmo, também há coisas boas! beijos:)
claudia says
de nada sílvia!! quanto ao sentires-te desfasada, é mesmo isso. já quando vim de férias, tinha em mente passar uma semana em lisboa, mas como se estivesse de férias. achas que aconteceu? fiquei em casa, meio a trabalhar, meio de férias, mas nem soube a uma coisa, nem soube a outra! mas no geral, adoro trabalhar em casa e por conta própria!! sem qualquer sombra de dúvida! beijinhos!
MissLilly says
ahhh uma fonte de inspiracao e bem sei q de certa forma um contraste tao grande com a vida agitada e sem tempo pros nossos hobbies q costumavas ter. sim e diferente sem duvida, mas acredito q um dia so para nos, a meio da semana, para uma caminhada, para ler aquele livro q estava em espera deve saber tao bem.
como consegues entao estar com os teus amigos / familia durante o fim de semana e garantir que tens efectivamente um dia so pra ti? deve ser dificil desligar do trabalho, qdo se trabalha de casa sem horarios.
claudia says
pois, é muito difícil o equilíbrio, e como gostas tanto do que fazes, dás por ti a fazê-lo horas e horas… mas eu gosto. mas estas coisas têm sempre coisas boas, coisas fabulosas, coisas mais chatas e outras que tais! e uma delas é sentir falta de algumas coisas quando o trabalho aperta bastante e não se consegue propriamente parar durante a semana para compensar o fim-de-semana que se trabalhou :) mas isto tb é uma aprendizagem, uma aprendizagem sobre o ritmo do ano e as diferentes épocas e picos de trabalho! quanto a estar com os amigos, bem é difícil… :D
sofia Alves says
Cláudia,
As tuas fotos são sempre uma inspiração. Adoro fazer uma pausa no trabaho (como agora) e passar por aqui para ficar inspirada.
Obrigada e continua assim:)
Beijinhos
Sofia Alves
Susana Gomes says
Na mouche!! :) As tuas palavras descrevem os meus desejos e alegrias como nem eu consegueria fazer tão bem. Sinto-me assim um bocadinho para o engolida pelo tempo. ahahah
claudia says
Engolida pelo tempo também é uma ótima expressão! :) Um beijinho grande Susana!