let’s just accept it, i love film. i love it for everything it means, it represents and it demands. and i love to use it on photo sessions. it’s so very me, it’s a different approach, a slower approach and i like to see the results and compare them to the digital and edited ones. it’s the light that changes, the colours, the grain (oh the grain…) and of course, the excitement of picking up a roll from a photo session is so good! almost like the excitement of arriving home after the photo session and start editing the photos, because we cannot wait to see how the whole session will look!
in a time in which photography has become such a competitive industry, mainly for family, children, maternity sessions, i wanted to bring something different. however i could only do it, if that was something that really meant something to me, instead of just something to make money out of. my work is very emotional, i need to create a connection with my clients, to make them laugh, to get to know them, their expectations, what they like… so film was the obvious difference i was looking for. even if that isn’t considered an added value to some people, i want to connect with clients that feel the same way that i do.
here is a sneak-peek of two sessions i did recently in which i used film! more to come later!
se existe algo com o qual tenho uma ligação tremenda em fotografia, esse algo é a fotografia analógica. é algo que começou há anos, ainda antes de pensar em fazer da fotografia uma profissão. gosto de tudo o que tenha a ver com a fotografia analógica, o que exige e o que representa. representa um processo mais lento, que contraria a rapidez com que hoje em dia fazemos e partilhamos tudo, é o não saber como ficou, é a espera pelos resultados, e a contenção enquanto se gasta um rolo. isto já foi dito tantas e tantas vezes, mas não me canso de o dizer também – a fotografia analógica faz-nos apreciar o momento com calma. faz com que tenhamos de pensar a fotografia a um nível diferente da fotografia digital. e depois é tudo o que vemos nos resultados… o grão, a luz, as cores, é tudo diferente e delicio-me com estas diferenças.
numa época em que a fotografia se tornou ainda mais competitiva na área da fotografia de famílias, crianças e gravidez, sentia que precisava de ter algo diferente, mas este algo diferente teria de ser muito natural e muito eu. o meu trabalho acaba por ser bastante emocional, e preciso de criar uma ligação com as pessoas que fotografo. preciso de conversar com elas, saber as suas expectativas, saber do que gostam, fazê-las rir, fazê-las descontrair e mostrar que a sessão fotográfica é algo muito pessoal. a fotografia analógica fazia todo o sentido ser essa parte diferente, porque tem tudo a ver comigo e com a forma como vejo as coisas.
e a fotografia analógica traz uma abordagem diferente, uma abordagem com a qual me identifico. e talvez até possa ser uma abordagem pouco importante para alguns clientes. mas quero trabalhar com clientes que sintam o mesmo que eu, que me procurem pela minha perspectiva, que se identifiquem com a forma como trabalho, e queiram que as retrate assim – de forma diferente e tão fiel ao que elas são.
estas fotografias são de duas sessões que fiz recentemente, mas vêm aí mais! isto é apenas para fazer crescer água na boca!
Rodrigo Vargas says
Hey! Shoot film!! This is awesome!!
:D
twiggs says
well thank you so much my friend!!! ;)
Marta Schmidt says
what can I say? I love film too and I love that photo of my baby bump with the flower :-)
twiggs says
this one is my favourite! it says everything about such a magical moment! you look beautiful, soft and ready to welcome a baby girl!
Inês says
Oh film, how I love you deeply, always and forever! Belíssimas fotos! :)
twiggs says
oh me too!!!! há sempre qualquer coisa de muito especial, não é?